Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump faz ultimato às farmacêuticas: empresas devem reduzir preços nos EUA em até 60 dias
Publicado 31/07/2025 • 14:52 | Atualizado há 2 meses
YouTube supera US$ 100 bi em pagamentos a criadores nos últimos quatro anos e fortalece conteúdo em TVs
Mercados asiáticos devem seguir queda de Wall Street enquanto investidores aguardam decisão do Fed
Microsoft anuncia investimento de US$ 30 bilhões em infraestrutura de IA e operações no Reino Unido
Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes
Meta Connect 2025: óculos inteligentes com IA assumem o centro do palco
Publicado 31/07/2025 • 14:52 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (31), numa série de posts em sua rede social Truth Social, que pediu às principais empresas farmacêuticas que tomassem medidas para cortar os preços dos medicamentos nos EUA nos próximos 60 dias.
No Truth Social, Trump publicou cartas individuais que enviou a 17 farmacêuticas, incluindo Eli Lilly, GSK, Pfizer, Regeneron, Merck, Pfizer e Novo Nordisk.
Trump ameaçou “utilizar todas as ferramentas do nosso arsenal para proteger as famílias americanas de práticas abusivas contínuas de preços de medicamentos” se as empresas se recusarem a cumprir.
Leia mais
Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras
Isso ocorre depois que Trump assinou, em maio, um decreto que reativa uma política controversa que visa reduzir os custos dos medicamentos, vinculando os preços de alguns deles nos EUA aos significativamente mais baixos no exterior. Foi o mais recente esforço de Trump para tentar controlar os preços dos medicamentos prescritos nos EUA, que são, em média, de duas a três vezes mais altos do que os de outras nações desenvolvidas — e até 10 vezes mais altos do que em certos países, de acordo com a Rand Corp., um centro de estudos de políticas públicas.
Nas cartas, Trump afirmou que as farmacêuticas propuseram possíveis soluções para os altos preços dos medicamentos nos EUA. Mas ele afirmou que essas propostas “prometiam mais do mesmo: transferir a culpa e exigir mudanças políticas que resultariam em bilhões de dólares em benefícios para a indústria”.
Ele afirmou que, daqui para frente, só aceitará compromissos das farmacêuticas que proporcionem “alívio imediato às famílias americanas dos preços extremamente inflacionados dos medicamentos e o fim da carona gratuita da inovação americana por parte de países europeus e outros países desenvolvidos”. Trump disse que um esforço colaborativo para reduzir os preços dos medicamentos nos EUA seria o “caminho mais eficaz” para as empresas, o governo e os pacientes.
Trump pediu às farmacêuticas que ofereçam o menor preço oferecido em outros países desenvolvidos – ou o que ele chama de preço da nação mais favorecida – a cada paciente do Medicaid. Ele também pediu às empresas que contratassem os EUA para garantir que o Medicare, o Medicaid e os pagadores comerciais recebessem os preços da nação mais favorecida em todos os novos medicamentos, desde o lançamento e no futuro.
Trump também pediu às empresas que negociem mais intensamente com o que ele chamou de “nações aproveitadoras estrangeiras”, acrescentando que a política comercial dos EUA buscará apoiar esse esforço. Ele pediu às farmacêuticas que adotem modelos que vendam seus medicamentos diretamente aos consumidores ou empresas, o que efetivamente elimina intermediários.
Um porta-voz da PhRMA, o maior grupo de lobby do setor, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
As farmacêuticas também estão se preparando para as tarifas planejadas pelo presidente sobre produtos farmacêuticos importados para os EUA.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
O último ato de um gênio: o testamento de Armani traça o futuro de seu império
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta