CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Mundo

Maior fabricante de chips do mundo, TSMC, alerta sobre vazamentos de segredos comerciais

Publicado 05/08/2025 • 06:49 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. disse que detectou “atividades não autorizadas” que levaram à descoberta de possíveis vazamentos de segredos comerciais.
  • A TSMC informou que tomou medidas contra o pessoal envolvido e iniciou procedimentos legais.
  • O maior fabricante de semicondutores do mundo domina o mercado de fabricação dos chips mais avançados e conta com grandes empresas como Apple e Nvidia como clientes.
Prédio da TSMC

Peellden/Wikipedia.

Prédio da TSMC.

Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) disse nesta terça-feira (5) que detectou “atividades não autorizadas” que levaram à descoberta de potenciais vazamentos de segredos comerciais.

O maior fabricante de semicondutores do mundo disse à CNBC que tomou medidas disciplinares “rigorosas” contra o pessoal envolvido e que também iniciou processos legais.

“A TSMC mantém uma política de tolerância zero em relação a quaisquer ações que comprometam a proteção de segredos comerciais ou prejudiquem os interesses da empresa”, disse a TSMC.

“Essas violações são tratadas com e punidas com todo o rigor da lei. Permanecemos comprometidos em salvaguardar nossa competitividade fundamental e os interesses compartilhados de todos os nossos funcionários”, completou a empresa.

Os semicondutores ganharam importância estratégica nos últimos anos, tornando-se o pilar fundamental do boom de modelos e aplicações de inteligência artificial. 

O aumento das tensões geopolíticas colocou em evidência as vantagens tecnológicas competitivas de grandes empresas na cadeia de suprimentos de chips, como a TSMC e outras líderes em geral.

A TSMC, com sede em Taiwan, domina o mercado de fabricação dos chips mais avançados do mundo e conta com grandes gigantes da tecnologia, incluindo a Apple e Nvidia como clientes.

Como o caso está sob revisão judicial, a TSMC não pode fornecer mais informações, disse a empresa.

A TSMC identificou o problema precocemente devido aos seus “mecanismos de monitoramento abrangentes e robustos”, disse a empresa, acrescentando que realizou investigações internas rápidas.

O Nikkei Asia, citando diversas fontes familiarizadas com o assunto, relatou na terça-feira que vários ex-funcionários da TSMC são suspeitos de tentar obter informações proprietárias críticas sobre o desenvolvimento e a produção de chips de 2 nanômetros enquanto ainda trabalhavam na empresa.

A produção do chip de 2 nanômetros está entre os processos de fabricação de ponta na indústria de semicondutores atualmente. A TSMC afirmou não ter nenhuma informação adicional para compartilhar quando questionada pela CNBC sobre a reportagem do Nikkei.

Como líder mundial na fabricação de chips, a TSMC possui um acervo de propriedade intelectual. A empresa já declarou ter mais de 200.000 segredos comerciais registrados em seu sistema interno.

Não é a primeira vez que a TSMC é alvo de um possível roubo. Em 2018, um tribunal taiwanês indiciou um ex-funcionário por copiar segredos comerciais relacionados ao processo de fabricação de 28 nanômetros, com a intenção de transferi-los para uma empresa de semicondutores na China continental.

Em 2023, a ASML, que fabrica máquinas necessárias para fabricar os chips mais avançados, disse que descobriu que um ex-funcionário na China havia se apropriado indevidamente de dados relacionados à sua tecnologia proprietária.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;