Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Repercussão internacional: imprensa destaca plano de Bolsonaro de pedir asilo na Argentina
Publicado 21/08/2025 • 10:07 | Atualizado há 5 horas
Robozinhos economizam tempo e dinheiro na construção de fazendas solares
Sony aumenta preços do PlayStation 5 nos EUA após início de tarifas
Google anuncia nova linha de smartphones Pixel 10 com inteligência artificial
Trump comprou mais de US$ 100 milhões em títulos desde que assumiu o cargo
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Publicado 21/08/2025 • 10:07 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Nos Estados Unidos, o New York Times noticiou que Jair Bolsonaro planejava pedir asilo na Argentina, conforme relatório da Polícia Federal. O jornal destacou que o documento foi encontrado no celular do ex-presidente, acusado de conspirar para um golpe de Estado após perder as eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.
O Guardian, no Reino Unido, ressaltou que o ex-presidente poderá enfrentar pena superior a 40 anos de prisão se condenado pela Suprema Corte brasileira. Segundo o jornal britânico, especialistas acreditam que o peso das provas torna a condenação praticamente certa.
Leia também:
Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar descumprimento de medidas cautelares
Além do Pix: empresas dos EUA reclamam a Trump de STF, Anatel e taxação de big techs
Quaest: Lula abre vantagem em todos os cenários para 2026; maioria teme volta de Bolsonaro
Na Argentina, o tema ganhou grande espaço. O La Nación informou que o relatório da PF identificou uma carta não assinada no celular de Bolsonaro, dirigida ao presidente argentino Javier Milei, pedindo asilo político. A publicação destacou ainda que a PF identificou transferência de R$ 2 milhões para Michelle Bolsonaro, interpretada como tentativa de ocultação de patrimônio.
O Clarín detalhou que o pedido de asilo incluía referências bíblicas e uma citação do Pacto de San José da Costa Rica. O jornal ressaltou que a carta foi modificada em fevereiro de 2024, logo após Bolsonaro ter o passaporte apreendido. Também informou que os investigadores suspeitam que o rascunho pode ter sido redigido por pessoas próximas ao ex-presidente.
No Uruguai, o El País relatou que Bolsonaro se declarava “perseguido por motivos políticos” no documento encontrado pela PF. O jornal colombiano El Tiempo também repercutiu, chamando atenção para a acusação de coação processual feita pela polícia brasileira contra o ex-presidente.
Na França, o Le Monde publicou que Bolsonaro tentou fugir para a Argentina em 2024, escrevendo carta ao aliado Javier Milei para pedir asilo. O jornal francês destacou que a polícia também pediu o indiciamento de Bolsonaro e de seu filho, Flávio, por tentativa de obstrução da Justiça.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares impostas pela Suprema Corte, como uso de tornozeleira eletrônica e restrição de uso de redes sociais. A carta apreendida pela PF reacendeu o debate internacional sobre a gravidade das acusações contra o ex-presidente e o impacto político do caso na América Latina.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings