Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
STF vai enviar defesa de Bolsonaro à PGR, que terá 48 horas para se manifestar
Publicado 22/08/2025 • 22:43 | Atualizado há 5 horas
Secretário de Comércio confirma que governo dos EUA é dono de 10% das ações da Intel
Meta fecha acordo com Google Cloud de mais de US$ 10 bilhões
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
Publicado 22/08/2025 • 22:43 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Fachada do Supremo Tribunal Federal
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Após a entrega da defesa de Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), o processo que apura supostas violações de medidas cautelares e risco de fuga avança para a próxima etapa. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, determinou o envio da manifestação dos advogados do ex-presidente para a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Leia mais:
Defesa de Bolsonaro nega que ele buscou asilo na Argentina e violou medidas restritivas
‘Carta à Argentina pode pesar, mas STF deve optar por cautela’, diz professora de Direito da USP sobre defesa de Bolsonaro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) terá um prazo de até 48 horas para apresentar parecer técnico sobre as alegações da defesa. Nesse documento, o órgão poderá apoiar a posição da Polícia Federal, que vê risco de descumprimento das restrições impostas a Jair Bolsonaro, ou, em sentido contrário, recomendar a revogação da prisão domiciliar e o arquivamento do caso.
Embora tenha peso jurídico e político, o parecer não é vinculante, cabendo a decisão final ao relator, ministro Alexandre de Moraes.
O procedimento segue três fases principais:
A decisão, que inicialmente será individual, poderá futuramente ser levada ao plenário do STF, mas isso depende da avaliação do relator e pode levar mais tempo.
Na manifestação entregue ao ministro Alexandre de Moraes, a defesa de Jair Bolsonaro reforçou que não há indícios de fuga ou de violação de medidas cautelares. Os advogados classificaram como “irreal” a interpretação da Polícia Federal sobre o rascunho de pedido de asilo político à Argentina, encontrado em seu celular em fevereiro de 2024.
Segundo a defesa, o documento era apenas uma minuta antiga, “sem data, sem assinatura e nunca materializada”, e por isso não pode ser considerado prova de intenção de evasão. Os defensores ressaltaram que, desde a imposição das restrições, Bolsonaro “compareceu a todos os atos judiciais, respeitou a proibição de sair do país e foi preso em sua própria residência”, o que afastaria qualquer hipótese de descumprimento.
Outro ponto de destaque é a contestação quanto ao uso do WhatsApp. Os advogados sustentam que o ex-presidente não estava proibido de se comunicar por aplicativos de mensagens privadas, argumentando que o WhatsApp não se enquadra como “rede social” — categoria citada nas medidas cautelares impostas pelo STF.
Para a defesa, o aplicativo “é uma ferramenta de comunicação pessoal, protegida por criptografia, sem algoritmos de recomendação e sem caráter público”, diferentemente de plataformas como Facebook ou Instagram. Nesse sentido, mensagens enviadas a contatos pessoais ou em listas de transmissão não configurariam violação da ordem judicial.
Além disso, os representantes de Bolsonaro acusaram a Polícia Federal de promover um “lawfare”, ou seja, o uso estratégico de processos judiciais para enfraquecer um adversário político.
A defesa considerou “absurda” a inclusão de mensagens privadas e diálogos familiares no relatório, afirmando que tais conversas “foram transformadas em narrativa para as manchetes, sem qualquer relação com crimes investigados”.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Mercado imobiliário na tesoura: caro para produzir, caro para financiar
China criticou o vício em “blind boxes” — mas isso não deve abalar a fabricante dos bonecos Labubu
Volta da Shein para a China é última tentativa de salvar seu IPO, dizem analistas
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Alibaba lança nova versão de ferramenta de assistente de IA em meio à crescente concorrência