CNBC
Imagem do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

CNBCFed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook

Brasil

Em encontro com Lula, presidente da Nigéria diz que Petrobras irá explorar gás natural no país

Publicado 25/08/2025 • 13:58 | Atualizado há 2 dias

Da Redação

KEY POINTS

  • Presidente Bola Tinubu afirma que Petrobras atuará na exploração de gás natural na Nigéria após promessa de Lula.
  • Cooperação inclui agricultura, com apoio da Embrapa, e indústria farmacêutica, com foco em medicamentos genéricos.
  • Brasil e Nigéria celebram 65 anos de relações, com novos acordos e anúncio de voo direto entre Lagos e São Paulo.

“Nós temos o maior repositório de gás natural do mundo, então não vejo por que a Petrobras não entre como parceira da Nigéria o quanto antes”, afirmou o presidente nigeriano, Bola Tinubu nesta segunda-feira (25), durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Tinubu disse ainda que recebeu de Lula a promessa de que a estatal brasileira atuará na exploração de gás no país africano.

A fala ocorreu após a reunião entre os dois presidentes, parte da visita de Estado de Tinubu ao Brasil. O encontro também abordou projetos de cooperação tecnológica, na agricultura e na indústria farmacêutica. “Não vejo por que a superioridade tecnológica do Brasil em medicamentos genéricos não possa ser compartilhada com a África. Nós precisamos avançar em transferência de tecnologia, energia e economia para desenvolver nossas economias juntas”, destacou Tinubu.

O presidente nigeriano lembrou que a agricultura será outro pilar da parceria. “A África é a nova fronteira e não há escolha senão abraçá-la por meio da pesquisa, da tecnologia e da soberania alimentar”, disse. Nesse contexto, a cooperação com a Embrapa foi discutida como instrumento para impulsionar a produtividade agrícola no continente africano.

Leia também:
Petrobras ultrapassa marca de 50 milhões de metros cúbicos no processamento de gás natural

Petrobras avalia voltar ao setor de distribuição; mercado vê medida como negativa

Lula reforçou o compromisso do Brasil com o aprofundamento das relações. “O Brasil tem obrigação de transferir conhecimento e tecnologia para a África, sobretudo na área agrícola. Essa visita marca a volta definitiva do Brasil ao continente africano, numa relação solidária, fraterna e igualitária”, afirmou.

O encontro foi marcado pela assinatura de cinco novos acordos bilaterais nas áreas cultural, de serviços aéreos, ciência e tecnologia e diálogo político. Também foi anunciado o início de um voo direto entre Lagos e São Paulo, operado pela companhia aérea Air Peace.

A visita ocorre no ano em que Brasil e Nigéria celebram 65 anos de relações diplomáticas. Em 2024, o comércio bilateral somou US$ 2 bilhões, crescimento de 20% em relação ao ano anterior, com destaque para exportações brasileiras de açúcares e importações de fertilizantes e petróleo. Lula lamentou, no entanto, que o fluxo comercial tenha diminuído na última década, pois em 2014 era de US$ 10 bilhões ao ano.

“Hoje estamos lutando e trabalhando para levar nossa soberania a um novo patamar. A Nigéria é a maior economia africana, com uma população jovem e dinâmica, e queremos compartilhar com o Brasil oportunidades em tecnologia, energia e economia”, disse Tinubu.

Lula concluiu destacando o caráter histórico da aproximação: “O Brasil tem consciência de seus laços históricos e culturais com a África. E a única forma de pagar essa dívida não é em dinheiro, mas em solidariedade, em alinhamento político, econômico e cultural.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil