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Trump adia novamente proibição do TikTok nos EUA até 16 de dezembro
Publicado 16/09/2025 • 16:43 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 16/09/2025 • 16:43 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O logotipo do TikTok é visto do lado de fora dos escritórios da empresa chinesa de aplicativos de vídeo em Los Angeles, em 4 de abril de 2025, em Culver City, Califórnia.
Robyn Beck | AFP via Getty Images | CNBC Internacional
Trump adia novamente restrição ao TikTok nos Estados Unidos; nova data é 16 de dezembro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (16) uma nova prorrogação no prazo para a entrada em vigor de uma possível proibição do TikTok no país.
Agora, a restrição passará a valer apenas a partir de 16 de dezembro. Esta é a quarta vez que a medida — criada para forçar a venda do aplicativo por parte de sua controladora chinesa — é adiada.
O anúncio foi feito por meio de uma ordem executiva e veio após Trump confirmar a jornalistas que EUA e China já haviam chegado a um acordo sobre uma nova estrutura de propriedade para o TikTok.
Segundo Donald Trump, a negociação tem como objetivo garantir maior controle sobre o TikTok, alvo recorrente de preocupações ligadas à segurança nacional. A expectativa é que a nova estrutura de propriedade inclua a participação de empresas americanas, reduzindo a influência chinesa sobre a plataforma.
Até o momento, o governo dos EUA vinha ameaçando banir o TikTok devido a supostos riscos de espionagem e coleta de dados por parte de Pequim. Essa pressão resultou em uma série de tentativas de venda do aplicativo para companhias estadunidenses, mas sem um acordo definitivo até agora.
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Com o novo adiamento para 16 de dezembro, os usuários americanos do TikTok poderão continuar usando o aplicativo normalmente por mais alguns meses. A medida, no entanto, gera um ambiente de incerteza para investidores e empresas interessadas em uma eventual compra ou parceria com a plataforma.
Especialistas apontam que a decisão de Trump pode estar relacionada à proximidade das eleições presidenciais nos EUA, em um momento de alta tensão política. A expectativa é que os próximos meses sejam decisivos para o futuro do TikTok no mercado americano.
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