CNBC
Chip da AMD. Empresas de chips vão distribuir parte dos lucros ao governo do EUA

CNBCÍndia aposta US$ 18 bilhões para virar potência em chips; o que isso significa?

Mundo

Goolsbee diz que autoridades devem ter cuidado para não serem muito agressivas com cortes de juros

Publicado 23/09/2025 • 13:33 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, expressou cautela sobre a redução das taxas de juros, enquanto a economia dos EUA lida com as forças de um crescimento mais lento e um mercado de trabalho mais fraco.
  • "Com a inflação estando acima da meta por 4 anos e meio seguidos e em ascensão, eu acho que precisamos ser um pouco cuidadosos em nos tornarmos realmente agressivos de forma tão direta", ele disse à CNBC.

O presidente do Federal Reserve Bank de Chicago, Austan D. Goolsbee, participa da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) no Edifício William McChesney Martin Jr. em Washington, D.C., realizada nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024.

Federal Reserve / Flickr

Embora tenha se juntado ao resto do Comitê Federal de Mercado Aberto na semana passada para votar pelo corte da taxa de empréstimo chave do banco central, Austan Goolsbee, membro do Fed. disse à CNBC que novos movimentos dependeriam do progresso econômico.

“Eu estou bem em nos mover para uma posição melhor, e acho que, eventualmente, em um ritmo gradual, as taxas podem cair bastante se conseguirmos tirar essa ‘poeira estagflacionária’ do ar”, disse ele durante uma entrevista no programa “Squawk Box”. “Mas com a inflação estando acima da meta por 4 anos e meio seguidos e em ascensão, eu acho que precisamos ser um pouco cuidadosos em nos tornarmos realmente agressivos de forma tão direta.”

O FOMC votou por 11 a 1 para reduzir a taxa de fundos federais para uma faixa de 4%-4,25%, a primeira flexibilização deste ano. Os membros do comitê estavam preocupados com o impacto que as tarifas teriam sobre os preços. Embora a inflação tenha se mantido acima da meta de 2% do Fed, o ritmo de aumento dos preços acelerou apenas modestamente desde que as tarifas entraram em vigor em abril.

Grande parte do cálculo do Fed se resume a encontrar a taxa “neutra” que nem impulsiona nem restringe o crescimento. As projeções divulgadas após a reunião mostram que o comitê acredita que o nível neutro seria consistente com uma taxa de fundos em torno de 3,1%, uma área onde Goolsbee disse que se sente “confortável”.

Saiba mais:

Diretor do Fed defende mais dois cortes de juros no ano; ‘impacto das tarifas na inflação é limitado’

Corte de juros pelo Fed oferece alívio, mas quitar dívidas nos EUA ainda é desafio para consumidores

Isso, por sua vez, implicaria em reduzir a taxa de referência em mais um ponto percentual, o que o “gráfico de pontos” do FOMC indicou que viria com mais dois cortes este ano, seguidos por um em cada um dos dois anos subsequentes.

“Eu acho que a taxa de juros neutra está em algum lugar abaixo de onde estamos agora”, ele disse. “Se estivermos em um caminho para fazer a inflação voltar para onde deveria estar, e para onde prometemos que a levaremos, eu acho que as taxas podem cair um pouco.”

Embora os números da inflação sejam monitorados de perto, o mesmo acontecerá com o mercado de trabalho. Tendências recentes indicaram um enfraquecimento substancial nas contratações, embora a taxa de desemprego de 4,3% seja baixa em termos históricos.

O Fed de Chicago apresentou na terça-feira seu próprio monitor do mercado de trabalho, incluindo uma previsão para a taxa de desemprego, bem como outras estatísticas de trabalho em tempo real. Os dados do distrito indicam que a taxa de desemprego para setembro permanecerá inalterada.

Goolsbee disse que os relatórios virão de 11 conjuntos de dados diferentes que calcularão uma projeção da taxa de desemprego, bem como estimativas de demissões e outras separações, e uma taxa de contratação de trabalhadores desempregados. Até agora, os dados estão mostrando “muita estabilidade” no mercado de trabalho, ele disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;