Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
Publicado 24/10/2025 • 07:37 | Atualizado há 3 meses
Nintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games
Ações de terras raras disparam após Trump lançar estoque estratégico de US$ 12 bilhões
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Elon Musk avança na junção de suas empresas SpaceX e xAI, antes de um possível IPO
Publicado 24/10/2025 • 07:37 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Divulgação/Nike
A tecnologia foi desenvolvida para ajudar atletas amadores a se moverem mais rápido e por distâncias maiores, com menos esforço
A Nike revelou na quinta-feira (23) o Project Amplify, o primeiro sistema de calçado motorizado do mundo voltado para corrida e caminhada. A tecnologia foi desenvolvida para ajudar atletas amadores a se moverem mais rápido e por distâncias maiores, com menos esforço. A previsão é que o produto chegue ao público nos próximos anos.
O sistema foi projetado para aumentar o movimento natural da perna e do tornozelo, oferecendo um impulso extra a quem pratica atividades físicas leves, como caminhada e corrida recreativa.
Desenvolvido em parceria com a empresa de robótica Dephy, o Project Amplify é composto por um motor leve e potente, uma correia de tração e uma bateria recarregável acoplada a uma tornozeleira, integrados a um tênis com placa de fibra de carbono, que pode ser usado com ou sem o sistema robótico.

Segundo a Nike, os testes iniciais mostraram que o sistema torna a corrida e a caminhada mais fáceis e divertidas, permitindo que as pessoas se movimentem por mais tempo e com menor fadiga. “Nosso trabalho é sonhar grande, mantendo os atletas no centro”, disse Michael Donaghu, vice-presidente de Create The Future, Emerging Sport and Innovation.
“O Project Amplify começou com uma única pergunta: e se pudéssemos ajudar atletas a se moverem mais rápido e mais longe, com menos energia e muito mais diversão?”, afirmou.
Leia também:
Os testes foram conduzidos no Nike Sport Research Lab (NSRL) com mais de 400 atletas, que percorreram cerca de 2,4 milhões de passos, o equivalente a 12 mil voltas em uma pista de 200 metros. A maioria relatou que o sistema parece uma extensão natural do corpo e que correr em subidas se torna semelhante a correr em terreno plano.

O produto é voltado a pessoas que correm em ritmo entre 10 e 12 minutos por milha, e não a atletas de alta performance. A Nike compara o conceito ao das bicicletas elétricas, que facilitaram deslocamentos urbanos e tornaram o pedal mais acessível.
“É uma inovação nova, mas que segue a filosofia da Nike desde Bill Bowerman, que derramou borracha na forma de waffle para criar um novo tipo de solado”, afirmou Donaghu. “Sempre acreditamos que movimento é remédio, e o Project Amplify é o próximo capítulo dessa história. Um salto ousado que coloca potência diretamente no seu passo.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
American Express contesta lista da Fictor e nega crédito de R$ 893 milhões em recuperação judicial
3
Caso Fictor acende alerta e levanta temor de nova onda de recuperações judiciais em 2026
4
De Palmeiras a Augusto Cury: veja quem são os credores da Fictor, que pediu recuperação judicial
5
Pátria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes