CNBC

CNBCEleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News

Tecnologia & Inovação

Robotáxis: Chinesa Baidu atinge a marca de 250 mil viagens de carros sem motorista em uma semana

Publicado 03/11/2025 • 07:42 | Atualizado há 12 horas

CNBC

KEY POINTS

  • A unidade de robotáxis Apollo Go da Baidu disse que as viagens semanais totalmente sem motorista, em 31/10, ultrapassaram 250 mil pedidos.
  • A Waymo da Alphabet relatou o mesmo número de viagens semanais pagas de robotáxis nos EUA em abril.
  • A Apollo Go também disse que, até agora, seus robotáxis não estiveram envolvidos em nenhum acidente grave com ferimentos ou morte de pessoas.

Adek Berry / AFP

A empresa de tecnologia chinesa Baidu anunciou na que pode vender algumas viagens de robotáxi sem nenhum funcionário humano nos veículos

À medida que a Baidu intensifica suas operações de robotáxis em todo o mundo, as viagens semanais totalmente sem motorista, em 31/10, ultrapassaram 250 mil pedidos, de acordo com um porta-voz da unidade de carros sem motorista da empresa Apollo Go. Isso se compara ao que a Waymo relatou no final de abril para suas viagens semanais pagas nos EUA.

Quando contatada pela CNBC, a Waymo não tinha um novo número específico para compartilhar. A operadora de robotáxis apoiada pela Alphabet opera principalmente em São Francisco e Los Angeles, na Califórnia, e Phoenix, Arizona. A Waymo faz parceria com a Uber em Austin e Atlanta.

O aumento nas capacidades de robotáxis da Baidu ocorre em um momento em que empresas chinesas e americanas têm competido pela liderança em tecnologia avançada, incluindo inteligência artificial, carros elétricos e direção autônoma.

Não ficou claro por quanto tempo a Apollo Go opera 250.000 viagens por semana. Para o trimestre encerrado em 30 de junho, a empresa teve uma média de cerca de 169.000 viagens por semana, com base nos cálculos da CNBC das 2,2 milhões de viagens de robotáxis totalmente sem motorista divulgadas para o período.

A Apollo Go da Baidu opera principalmente robotáxis em Wuhan e partes de Pequim, Xangai e Shenzhen na China continental. A empresa também está se expandindo para Hong Kong, Dubai, Abu Dhabi e, mais recentemente, Suíça.

Leia mais:

Chinesa Baidu confirma projeto de robotáxi com a PostBus da Suíça

Pony.ai se torna a primeira a ganhar permissão para robotáxis no Vale do Silício da China

Os robotáxis geralmente devem passar por fases de testes públicos antes que os reguladores locais permitam que as empresas cobrem tarifas. A Apollo Go disse que recebeu 17 milhões de pedidos de viagens de robotáxis até o momento, e que seus carros percorreram 240 milhões de quilômetros (149 milhões de milhas), com 140 milhões de viagens totalmente sem motorista.

Sobre segurança, a Apollo Go divulgou que, em média, houve um incidente de acionamento de airbag a cada 10,1 milhões de quilômetros percorridos, mas até agora não houve nenhum acidente grave envolvendo ferimentos ou morte de pessoas.

A Baidu está programada para divulgar seus próximos resultados trimestrais em 18 de novembro, antes da abertura do mercado dos EUA. A empresa deve realizar sua conferência anual de tecnologia em Pequim em 13 de novembro.

Os números semanais de robotáxis dos rivais chineses Pony.ai e WeRide não estavam imediatamente disponíveis. A Waymo não respondeu imediatamente a um pedido de atualização dos números compartilhados em abril.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;