CNBC

CNBCImportantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani

Empresas & Negócios

IA deve impactar 89% dos empregos em 2026, revela pesquisa da CNBC

Publicado 14/11/2025 • 21:23 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • 89% dos líderes de RH acreditam que a inteligência artificial vai impactar funções de trabalho no próximo ano, mudando tarefas e exigindo novas competências
  • Cortes de pessoal previstos para 2026 devem ocorrer principalmente por pressão para redução de custos, e não por ganhos de produtividade com IA
  • IA já aumenta inovação e eficiência em muitas empresas, mas líderes afirmam que ainda é cedo para medir todo o impacto e que contratações tendem a ser cada vez mais baseadas em habilidades
Inteligência Artificial (IA).

Pixabay

Inteligência Artificial

Uma nova pesquisa do CNBC Workforce Executive Council aponta que a influência da inteligência artificial sobre o mercado de trabalho deve acelerar de forma significativa em 2026.

Segundo os dados levantados, 89% dos líderes seniores de RH afirmam que a tecnologia vai impactar os empregos. Já para os executivos, a IA está mudando a forma como empresas estruturam cargos, distribuem tarefas e avaliam as habilidades de seus trabalhadores.

Mais de dois terços (67%) dos líderes ouvidos dizem que a IA já afeta o dia a dia das equipes, seja automatizando parte das funções ou alterando a dinâmica de trabalho. Mesmo assim, muitos afirmam que ainda é cedo para medir o impacto total, já que grande parte das empresas ainda não integrou totalmente as ferramentas da tecnologia a todas as funções.

Leia mais:
IA não é uma bolha, e sim o início de uma revolução, diz executiva do JPMorgan
Empresas de armas dos EUA e dos Emirados Árabes Unidos irão codesenvolver drones com IA

Uma das mudanças mais visíveis é a transição para contratações baseadas em habilidades, e não mais em diplomas universitários. Essa tendência ganha força com o apoio de ferramentas de IA. Um dos especialistas resumiu o movimento, e disse que a tecnologia está “redistribuindo tarefas dentro dos cargos e moldando o futuro do trabalho”.

Apesar do avanço tecnológico, a pesquisa indica que eventuais cortes de pessoal previstos para 2026 não serão motivados por eficiência gerada pela IA, mas pela pressão para reduzir custos. Hoje, 61% dos executivos afirmam que a IA já tornou suas empresas mais eficientes, e 78% acreditam que ela tornou as equipes mais inovadoras.

Estudos recentes reforçam essa percepção. Pesquisadores da London School of Economics estimam que profissionais que usam IA em suas tarefas economizam, em média, 7,5 horas por semana. Já um levantamento do Indeed indica que 26% das vagas abertas no último ano têm alto potencial de transformação devido à tecnologia.

Leia mais:
EXCLUSIVO: empresas de IA admitem preocupação com bolha no mercado de ações
Startup de IA Cursor levanta US$ 2,3 bilhões e atinge avaliação de US$ 29,3 bilhões

Para os especialistas ouvidos pela CNBC, o desafio agora é aprender a usar a IA como ferramenta de potencialização da interação humana, e não como substituta. “É uma oportunidade de acelerar a experiência humana, não de substituí-la”, afirmou um dos entrevistados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;