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Ford fecha parceria com a Amazon para concessionárias venderem veículos usados online
Publicado 17/11/2025 • 12:49 | Atualizado há 5 horas
Publicado 17/11/2025 • 12:49 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
A exposição da Ford vista no Salão Internacional do Automóvel de Nova York em 16 de abril de 2025.
Danielle DeVries | CNBC (Reprodução CNBC Internacional)
A Ford Motor está fechando parceria com a Amazon para permitir que as concessionárias franqueadas da montadora vendam veículos seminovos certificados através da gigante de varejo online.
O novo programa permitirá que os clientes garantam financiamento, iniciem a papelada e agendem um horário de retirada dos veículos nas concessionárias Ford participantes, anunciaram as empresas nesta segunda-feira (17). Algumas etapas, como uma assinatura final, ainda podem precisar ser concluídas presencialmente, disse a Ford.
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O acordo surge dois anos depois que a Amazon disse que permitiria que concessionárias de automóveis vendessem carros através de seu site, começando com veículos da montadora sul-coreana Hyundai.
Os acordos entre a Amazon e as duas montadoras, no entanto, diferem, já que o da Hyundai envolve veículos novos em vez de seminovos certificados. Veículos CPO (Certified Preowned) são usados, mas foram inspecionados, reformados e certificados pelo fabricante ou revendedor. Eles são considerados uma qualidade melhor de veículos usados do que carros sem a designação e têm garantias, como um veículo novo.
A Amazon no início deste ano também fez parceria com a locadora de carros Hertz para vender veículos usados através de seu site.
A Ford disse na segunda-feira que mais de 160 de suas cerca de 2.900 varejistas dos EUA “levantaram as mãos” e iniciaram o processo com a Amazon. Até agora, cerca de uma dúzia foi totalmente integrada e lançada, com cerca de 10 mais sendo lançadas na próxima semana, disse a empresa.
“A adição de veículos seminovos certificados da Ford ao Amazon Autos representa uma expansão empolgante de nossa loja, dando aos clientes acesso a milhares de veículos de qualidade apoiados pelos abrangentes programas de inspeção e garantia da Ford”, disse Fan Jin, líder global da Amazon Autos, em um comunicado.
A Ford disse que oferecerá uma garantia de devolução do dinheiro em 14 dias ou 1.000 milhas, o que ocorrer primeiro, em veículos vendidos através da parceria com a Amazon. A montadora também oferecerá três níveis de certificação CPO de veículos, com coberturas de garantia variadas.
A Ford disse que veículos CPO estão agora disponíveis no Amazon Autos em Los Angeles, Seattle e Dallas, com planos de expansão para cidades adicionais nos próximos meses.
Com as parcerias da Amazon com a Hyundai e a Ford, a concessionária franqueada ainda é a vendedora final. Montadoras tradicionais têm relacionamentos complexos com revendedores que são apoiados em muitos estados por leis que tornam difícil ou ilegal ignorar as concessionárias franqueadas e vender veículos novos diretamente aos consumidores.
Existem leis menos rigorosas em relação às vendas de veículos usados, o que torna mais fácil para empresas como a Carvana, Hertz e outras venderem carros e caminhões seminovos online diretamente aos consumidores.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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