CNBC
Airbus A320

CNBCAmerican Airlines: todas as aeronaves afetadas pela falha da Airbus já foram reparadas

Mundo

Trump deve anunciar novo comando do Fed até o Natal; Hassett surge como favorito

Publicado 30/11/2025 • 14:14 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Kevin Hassett desponta como favorito para substituir Jerome Powell no comando do Fed.
  • Mercado reage à expectativa de mudança e vê juros em queda nas próximas reuniões.

A definição sobre quem será o novo presidente do Fed pode acontecer antes do Natal. A sinalização veio do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, que lidera o processo de entrevistas e afirmou à CNBC que resta apenas uma conversa final antes de encaminhar os nomes ao presidente Donald Trump.

“Há uma chance muito boa de o anúncio sair antes do Natal”, disse Bessent. “Mas a decisão é do presidente. Pode ocorrer ainda neste ano ou no início do próximo.”

A expectativa ganhou peso após Trump intensificar críticas a Jerome Powell, atual chefe do Federal Reserve, e reiterar que deseja acelerar cortes na taxa básica. Em eventos recentes, Trump chegou a brincar dizendo que, caso Bessent “não resolva rápido”, também será demitido.

Bessent buscou minimizar o tom: “Ele estava brincando. O ambiente está mais complexo do que simplesmente cortar juros.”

Powell encerra mandato em 2026 com FOMC dividido

Jerome Powell permanece no cargo até maio de 2026. Até lá, enfrenta um Comitê Federal de Mercado Aberto dividido sobre a velocidade dos cortes. Declarações recentes do presidente do Fed de Nova York, John Williams, reforçaram a leitura de que um terceiro corte consecutivo deve ser aprovado na reunião de dezembro.

Leia também
Alta de 50%: Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano

Enquanto isso, Bessent conduz entrevistas com os finalistas ao cargo. Entre os cotados estão Kevin Warsh, Rick Rieder (BlackRock), Christopher Waller e Michelle Bowman, ambos já no conselho do Fed.

Kevin Hassett desponta como favorito a novo presidente do Fed

Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, passou a ser o principal nome em avaliação para se tornar o novo presidente do Fed. A Casa Branca tratou a informação como especulação, mas Hassett se manifestou no domingo, em entrevista à Fox News.

“O presidente tem vários bons candidatos. Mas, se ele me escolher, ficarei feliz em servir”, disse Hassett, que foi um dos principais formuladores de política econômica durante o primeiro mandato de Trump.

Hassett afirmou ainda que a proximidade da decisão trouxe alívio aos mercados: “Assim que ficou claro que o presidente está perto de anunciar, os juros recuaram e tivemos um dos melhores leilões do Tesouro recentemente.”

Mudança de postura no Fed

Ao discutir o perfil esperado para o novo comando, Bessent afirmou que a instituição deverá ter papel menos dominante na condução da economia, após anos de protagonismo desde a crise financeira.

“Acho que está na hora de o Fed voltar ao segundo plano, acalmar os mercados e trabalhar para o povo americano”, afirmou.

Com os mercados atentos e o processo na reta final, cresce a expectativa de que Trump use a nomeação para reforçar sua estratégia econômica antes do início de 2026.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;