Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA preparam apreensão de mais navios-tanque na Venezuela
Publicado 11/12/2025 • 17:50 | Atualizado há 1 hora
Publicado 11/12/2025 • 17:50 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Os Estados Unidos estão se preparando para apreender mais navios-tanque na costa da Venezuela, enquanto o governo Trump aumenta a pressão sobre Nicolás Maduro, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters nesta quinta-feira (11).
O desenvolvimento sugere que a Casa Branca está planejando uma campanha mais ampla contra as exportações de petróleo da Venezuela. Os EUA apreenderam um navio-tanque na quarta-feira (10) que supostamente havia transportado petróleo da Venezuela para o Irã.
O mercado de petróleo tem estado focado nas negociações de paz na Ucrânia e, até agora, não está indicando risco de uma grande interrupção no fornecimento.
Leia mais:
Venezuela acusa EUA de “pirataria internacional” e fala em “roubo descarado” de navio petroleiro
China pede a México que abandone ‘práticas protecionistas’ em disputa tarifária
As fontes disseram à Reuters que os EUA devem ter como alvo mais navios que transportam petróleo bruto venezuelano nas próximas semanas.
O navio-tanque apreendido na quarta-feira era um “Very Large Crude Carrier”, ou VLCC, identificado como o Skipper, disse Matt Smith, analista-chefe dos EUA da consultoria de energia Kpler, à CNBC. Ele foi carregado secretamente com 1,1 milhão de barris em meados de novembro e parecia estar a caminho de Cuba, disse Smith.
A apreensão do navio-tanque ocorre em meio a um grande reforço militar dos EUA no Caribe. O governo Trump lançou uma série de ataques mortais nos últimos meses a barcos que, segundo o governo, estavam traficando drogas para os EUA. Esses ataques têm sido objeto de intenso escrutínio no Congresso quanto à sua legalidade.
A Venezuela é um membro fundador da Opep e tem as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo. O país está exportando cerca de 749.000 barris por dia neste ano, com pelo menos metade desse petróleo indo para a China, de acordo com dados da Kpler.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Após suspensão, Agibank é multado em R$ 14 milhões pelo Procon; entenda o caso dos consignados
2
Ciclone: Enel diz ainda ter 1,5 milhão sem energia na Grande SP, sem previsão para retomada; acompanhe
3
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
4
Ambipar pode ser condenada por abuso de poder sobre controladas
5
Conheça a cidade que ficou 100% sem energia depois de ventania em SP