Disney anuncia 157 milhões de usuários globais ativos em streamings com anúncios

CNBC Disney anuncia 157 milhões de usuários globais ativos em streamings com anúncios

Brasil

Lula deve vetar ‘jabutis’ em regulamentação de eólicas offshore

Publicado 07/01/2025 • 18:06

Eduardo Gayer, do Times Brasil

KEY POINTS

  • Os “jabutis”, inserções em um texto alheias ao tema central do projeto, foram colocados durante a tramitação no Congresso.
  • Alterações na regulamentação feitas durante tramitação no Congresso podem custar até R$ 545 bilhões até 2050.
  • Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, comandado por Alckmin, já haviam sinalizado a Lula a posição pelos vetos aos jabutis. O Ministério de Minas e Energia também foi contrário às adições.

Imagem de uma usina eólica

Divulgação/Ari Versiani/PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vetar os “jabutis” inseridos pelo Congresso no projeto de lei que regulamenta a energia eólica em offshore, ou seja, em alto mar.

De acordo com fontes ouvidas pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente tomou a decisão em uma reunião fechada nesta terça-feira (7) com o vice-presidente Geraldo Alckmin e mais três ministros: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil).

“Jabutis” são inserções em um texto alheias ao tema central do projeto. Durante a tramitação no Congresso, parlamentares fizeram alterações na regulamentação das eólicas offshore que podem custar até R$ 545 bilhões até 2050, um aumento de 9% na conta de luz, de acordo com entidades do setor elétrico como Abracell (que representa comercializadores), Abrace (grandes consumidores), Abrage (geradoras) e Abradee (distribuidores).

Uma das mudanças foi a prorrogação, até 2050, de contratos de usinas térmicas a carvão.

Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, comandado por Alckmin, já haviam sinalizado a Lula a posição pelos vetos aos jabutis. Nesta terça-feira (7), a posição foi seguida pelo Ministério de Minas e Energia. O projeto de lei que regulamenta a energia eólica offshore foi aprovado pelo Congresso em dezembro, e agora aguarda a sanção de Lula. Os vetos devem ser divulgados até semana que vem e serão analisados pelos parlamentares, que podem mantê-los ou derrubá-los.

Após a reunião em que decidiu por vetar os jabutis do PL das eólicas, o presidente Lula convocou uma reunião para discutir possíveis vetos no projeto de lei da renegociação da dívida dos Estados. Também aprovado pelo Congresso e à espera da sanção, o texto tem impacto bilionário para a União. Segundo fontes, ainda não há decisão sobre vetos ao texto. Participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

MAIS EM Brasil