CNBC
Dina Powell, deputy national security adviser for strategy.

CNBCMeta nomeia aliada de Trump, Dina Powell McCormick, como presidente e VP do conselho

Mundo

Novos acordos entre Índia e Alemanha vão além dos negócios; entenda

Publicado 12/01/2026 • 10:45 | Atualizado há 9 horas

KEY POINTS

  • Após as conversas bilaterais, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou que a Alemanha é "o parceiro comercial mais importante da Índia na União Europeia (UE)" e que os dois governos buscam ampliar esses laços.
  • O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, destacou a parceria ao afirmar que Índia e Alemanha compartilham "um enorme potencial econômico" e estão fortalecendo os vínculos em política de segurança e defesa.
  • No campo militar, a alemã Thyssenkrupp deve se associar a empresas indianas para a construção de seis submarinos convencionais avançados no país asiático, parte do esforço de Nova Délhi para modernizar sua Marinha.

Shammi Mehra / AFP

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à direita), e o chanceler alemão, Friedrich Merz, acenam para a multidão ao chegarem ao Festival Internacional de Pipas em Ahmedabad, em 12 de janeiro de 2026.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, firmaram nesta segunda-feira (12) acordos para aprofundar a cooperação econômica e de segurança entre os dois países. O encontro ocorreu em Gandhinagar, no Estado de Gujarat, e resultou em compromissos nas áreas de defesa, qualificação profissional, saúde e educação.

Após as conversas bilaterais, Modi afirmou que a Alemanha é “o parceiro comercial mais importante da Índia na União Europeia (UE)” e que os dois governos buscam ampliar esses laços.

Segundo ele, os países trabalham em novos projetos de ação climática, energia e mineração de terras raras e definiram um roteiro para reforçar a cooperação entre as indústrias de defesa, com desenvolvimento e produção conjuntos. “Queremos elevar as relações entre a Índia e a Alemanha a um nível ainda mais alto”, disse o premiê.

Leia também: Plano da Índia pode forçar Apple e rivais a abrir código por segurança digital

Merz destacou a parceria ao afirmar que Índia e Alemanha compartilham “um enorme potencial econômico” e estão fortalecendo os vínculos em política de segurança e defesa. “A Índia é um parceiro desejado, um parceiro de escolha para a Alemanha”, declarou.

Ele também defendeu a conclusão das negociações de um acordo de livre-comércio entre a Índia e a UE para destravar esse potencial.

Entre os anúncios, os dois lados assinaram um acordo que facilita a entrada de profissionais indianos no setor de saúde alemão.

No campo militar, a alemã Thyssenkrupp deve se associar a empresas indianas para a construção de seis submarinos convencionais avançados no país asiático, parte do esforço de Nova Délhi para modernizar sua Marinha.

A visita de Merz – a primeira a um país asiático desde que assumiu o cargo – antecede uma cúpula Índia-UE ainda neste mês.

Em mensagem no X, Modi afirmou que “a amizade entre a Índia e a Alemanha continua a se fortalecer por meio de valores comuns, cooperação ampla e entendimento mútuo”. Merz escreveu que “a parceria com a Índia é uma alta prioridade para a Alemanha”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;