CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Mundo

Alemanha: sob pressão econômica, Merz busca “segundo fôlego” em congresso da CDU

Publicado 20/02/2026 • 15:00 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • Um ano após vencer as eleições, o chanceler Friedrich Merz tenta reanimar a CDU prometendo acelerar reformas econômicas e a modernização militar da Alemanha.
  • Apesar do protagonismo global no apoio à Ucrânia, Merz enfrenta críticas internas por um PIB estagnado e por quebrar promessas de austeridade fiscal.
  • O evento marca o retorno de Angela Merkel aos congressos, enquanto Merz tenta levar o partido de volta às suas raízes conservadoras.
Um ano após sua vitória eleitoral, o chanceler alemão Friedrich Merz buscou animar seu partido conservador nesta sexta-feira (20), prometendo progressos mais rápidos no cumprimento das promessas de campanha para reiniciar a economia e modernizar o país.

Michael Lucan / Wikimedia Commons

O chanceler alemão Friedrich Merz

Um ano após sua vitória eleitoral, o chanceler alemão Friedrich Merz buscou animar seu partido conservador nesta sexta-feira (20), prometendo progressos mais rápidos no cumprimento das promessas de campanha para reiniciar a economia e modernizar o país.

“Talvez não tenhamos deixado claro com rapidez suficiente, após a mudança de governo, que não poderíamos realizar esse enorme esforço de reforma da noite para o dia”, disse Merz à sua União Democrata-Cristã (CDU), acrescentando: “Aceito essa crítica”.

Mas, reunindo delegados no congresso nacional na cidade de Stuttgart, no sul do país, ele jurou que “não queria ser arrastado pelo pessimismo, fatalismo e preguiça intelectual… É perda de tempo”. “Quero nos motivar para o desempenho máximo”, disse ele, prometendo impulsionar a inovação e reconstruir a infraestrutura e as forças armadas. “A Alemanha deve atingir seu nível mais alto, caso contrário não alcançaremos o que nos propusemos a fazer.”

Entre os convidados de destaque no congresso do partido, pela primeira vez em anos, estava sua antecessora e rival de longa data, Angela Merkel.

Leia também: Chanceler da Alemanha declara apoio à proibição das redes sociais a menores

Merz, de 70 anos, assumiu como missão reconduzir a CDU às suas raízes conservadoras e desfazer o legado mais liberal de Merkel, especialmente sua política de acolhimento a mais de um milhão de migrantes há uma década. No entanto, o congresso do partido ocorre em um momento em que Merz enfrenta pressão devido a uma economia debilitada, baixos índices de aprovação pessoal e a ameaça sustentada da extrema-direita, o Alternativa para a Alemanha (AfD), antes de várias eleições regionais.

Um termômetro do humor do partido no congresso nacional será se Merz conseguirá ser reeleito como chefe do partido com o resultado habitual de cerca de 90% dos votos.

Sucesso global, problemas em casa

Merz, após a vitória eleitoral de seu partido em fevereiro de 2025, assumiu o cargo em maio passado à frente de uma coalizão com os Social-Democratas (SPD), de centro-esquerda, do ex-chanceler Olaf Scholz. Na época, Merz prometeu audaciosamente revitalizar a economia estagnada, limitar a migração irregular, rearmar a Alemanha para dissuadir a Rússia e fortalecer o papel do país no mundo.

No cenário global, Merz de fato causou impacto, assumindo um papel de liderança no apoio à Ucrânia, aumentando os gastos de defesa da Otan e mantendo o diálogo com o volátil presidente dos EUA, Donald Trump. “Estamos ao lado do povo ucraniano sem quaisquer ‘se’ ou ‘mas'”, enfatizou Merz na sexta-feira.

Leia também: População da Alemanha deve encolher quase 5% até 2050, revela estudo

Mas na frente interna, o desempenho tem sido mais instável, já que seus planos para impulsionar a maior economia da Europa foram freados pela ofensiva de tarifas de Trump e outros obstáculos. Com a previsão de crescimento do PIB de apenas um por cento este ano, as lideranças da indústria alemã atacaram duramente o líder do partido pró-mercado.

Rainer Dulger, chefe do grupo empresarial BDA, pediu a Merz esta semana que apresentasse “um programa de reforma genuíno”, com cortes de impostos e previdência social e menos burocracia.

Merz tem enfrentado ventos contrários de pesquisas que frequentemente dão ao AfD uma vantagem sobre a coalizão CDU/CSU (seu partido e o irmão bávaro, a União Social Cristã). Outro choque nas pesquisas ocorreu esta semana, quando Merz foi considerado menos popular do que Scholzcujo estilo de liderança sem brilho Merz havia zombado impiedosamente enquanto estava na oposição em um levantamento da INSA para o diário Bild.

Muitos na CDU também estão descontentes por uma série de outras razões. Merz, um antigo defensor da disciplina fiscal, quebrou uma promessa de campanha de não contrair novas dívidas antes mesmo de assumir o cargo, a fim de financiar gastos vultosos em defesa e infraestrutura.

Leia também: Sátira sem fronteiras: Carnaval na Alemanha desafia Putin e Trump sob a mira da justiça russa

“Estou bem ciente de que essa abertura de novas dívidas foi uma pílula amarga de engolir para muitos, inclusive aqui nesta sala”, disse Merz. “Foi para mim também. Esta decisão foi talvez a mais difícil que tive de tomar nos últimos 12 meses.”

Merz também afastou muitos eleitores com comentários muitas vezes rudes, questionando recentemente se os alemães com seus muitos dias de licença médica ainda merecem sua reputação de trabalhadores esforçados. “Não podemos manter a prosperidade com uma semana de quatro dias e equilíbrio entre vida profissional e pessoal“, disse ele a eles.

Uwe Jun, da Universidade de Trier, disse à AFP que Merz um milionário piloto amador “ainda luta quando se trata de carisma público”.

Merz pareceu destemido ao falar sobre seu futuro esta semana. “Pretendo continuar fazendo isso por um bom tempo”, disse ele, apontando que seu pai acaba de completar 102 anos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;