CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Notícias do Brasil

Quaest: Escola que homenageou Lula no Carnaval domina redes, mas maioria das menções é negativa

Publicado 21/02/2026 • 17:18 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • A Acadêmicos de Niterói foi a escola mais mencionada nas redes durante o Carnaval do Rio, com 354 mil publicações, mas o desfile em homenagem a Lula gerou polarização.
  • O debate digital foi dominado por perfis de direita, e 72% das menções a políticos no período citaram o presidente, com predominância de comentários negativos.
  • Ao todo, o Carnaval do Rio registrou 2,4 milhões de menções e 264 mil autores únicos, com pico superior a 500 mil publicações em um único dia de desfile.

Foto: AFP

A escola de samba Acadêmicos de Niterói liderou as menções nas redes sociais durante o Carnaval do Rio de Janeiro, mas o desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou forte polarização. É o que revela um levantamento da Quaest divulgado neste sábado (21).

De acordo com a pesquisa, 42% das menções relacionadas ao presidente e ao episódio tiveram teor negativo, enquanto 33% foram classificadas como positivas. O monitoramento considerou publicações entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro.

Leia também: Brasil assina 8 acordos na Índia e fala em US$ 30 bilhões de comércio bilateral

No período, a Acadêmicos de Niterói acumulou 354 mil menções nas redes, mais que o dobro da segunda colocada, a Mocidade Independente de Padre Miguel, que registrou 141 mil publicações. Apesar da visibilidade, a escola acabou rebaixada à Série Ouro, a segunda divisão do Carnaval carioca.

Segundo a Quaest, parte da oposição argumentou que a homenagem configuraria campanha eleitoral antecipada e classificou o desfile como uma “cortina de fumaça” diante das repercussões envolvendo a liquidação do Banco Master. Parlamentares governistas, por sua vez, defenderam o legado do presidente e destacaram a relevância da cultura popular.

O levantamento aponta ainda que a direita dominou o debate digital sobre o desfile, que retratou uma “família em conserva” em uma das alas. Durante o período analisado, 72% das menções a políticos nas redes sociais citaram Lula, com predominância de comentários negativos.

De acordo com a Quaest, perfis oposicionistas concentraram maior número de contas ativas (199), enquanto o grupo pró-governo registrou picos mais intensos nos momentos de maior visibilidade do tema.

Leia também: Lula defende ONU mais representativa em visita a Modi na Índia

No total, o Carnaval do Rio gerou cerca de 2,4 milhões de menções digitais entre janeiro e fevereiro, com 264 mil autores únicos. O pico ocorreu em um único dia de desfiles, quando foram registradas mais de 500 mil publicações.

As informações foram coletadas por meio de API própria da Quaest, com monitoramento das principais redes sociais (X, Instagram, Facebook e YouTube), além de sites de notícias.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;