Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Empresas & Negócios

78% dos CEOs de tecnologia e telecomunicações priorizarão investimentos em inteligência artificial, aponta pesquisa da KPMG

Publicado 03/02/2025 • 16:56

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O estudo, parte do CEO Outlook 2024, mostrou que a maioria dos líderes empresariais do setor reconhece o potencial transformacional da IA Gen.
  • A IA Gen é vista como uma ferramenta importante para aprimorar as habilidades da força de trabalho, detectar fraudes, responder a ataques cibernéticos e fomentar a inovação.
  • O estudo também aponta que 23% dos CEOs do setor consideram a digitalização, a conectividade e a implementação da IA como prioridade operacional para os próximos três anos.
Os EUA anunciaram novas regras de exportação para chips avançados usados para inteligência artificial (IA).

Os EUA anunciaram novas regras de exportação para chips avançados usados para inteligência artificial (IA).

Pixabay.

Uma pesquisa global da KPMG revelou que 78% dos CEOs do setor de Tecnologia e Telecomunicações planejam priorizar investimentos em Inteligência Artificial Generativa (IA) nos próximos anos.

O estudo, parte do CEO Outlook 2024, mostrou que a maioria dos líderes empresariais do setor reconhece o potencial de IA para mudar os negócios.

Os CEOs listaram alguns de seus principais desafios, entre eles:

  • Implementar IA e outras novas tecnologias nas suas companhias (55%)
  • Incertezas econômicas e questões geopolíticas (49%).

“Embora haja um consenso sobre o caráter disruptivo da inteligência artificial, a utilização da tecnologia será focada em casos de uso que tragam resultados efetivos para os negócios, levando em conta as incertezas macroeconômicas e geopolíticas que temos atualmente. Isso pode incluir, por exemplo, o uso de IA para aumentar a eficiência operacional, a inovação e a cibersegurança”, disse Marcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul.

O estudo também aponta que 23% dos CEOs do setor consideram a digitalização, a conectividade e a implementação da IA como prioridade operacional para os próximos três anos.

Além disso, a IA é vista como uma ferramenta importante para aprimorar as habilidades da força de trabalho, detectar fraudes, responder a ataques cibernéticos e fomentar a inovação.

Outros dados da pesquisa:

  • 71% dos CEOs sentem-se pressionados a garantir a prosperidade de longo prazo de suas empresas.
  • 29% dos CEOs acreditam que a falta de alinhamento com as expectativas das partes interessadas em relação a ESG pode colocar suas empresas em desvantagem frente à concorrência.

Outros tópicos abordados pela pesquisa incluem a crescente pressão sobre os CEOs para garantir a prosperidade de longo prazo de suas empresas. Segundo os dados, 71% dos líderes do setor sentem essa pressão, especialmente em relação à competitividade e aos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG).

Aproximadamente 29% dos CEOs acreditam que a falta de alinhamento com as expectativas das partes interessadas em relação a ESG pode colocar suas empresas em desvantagem frente à concorrência.

Expectativas econômicas para os próximos 3 anos:

  • 40% dos CEOs projetam um crescimento de 0,01% a 2,49%.
  • 29% esperam um crescimento de 2,5% a 4,99%.
  • 16% esperam um crescimento de 5% a 9,99%.
  • 3% não esperam crescimento algum.

A pesquisa CEO Outlook 2024 da KPMG envolveu 240 CEOs do setor de Tecnologia e Telecomunicações, com empresas que geram mais de US$ 500 milhões em receita anual, sendo um terço delas com faturamento superior a US$ 10 bilhões.

MAIS EM Empresas & Negócios