Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em 2024, Mercado Livre registra aumento de 77% nas vendas de supermercado
Publicado 26/02/2025 • 13:43 | Atualizado há 5 meses
Trump nega planos para demitir presidente do Fed: “altamente improvável”
O que acontece se Trump demitir o presidente do Fed? “Isso seria uma bagunça”, dizem analistas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
CEO da Nvidia, Jensen Huang, vende mais US$ 37 milhões em ações
Publicado 26/02/2025 • 13:43 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Mercado Livre.
Divulgação Mercado Livre.
De acordo com um levantamento publicado nesta semana pelo Mercado Livre, em 2024, a empresa registrou um aumento de 77% nas vendas na categoria de supermercados em comparação com o ano anterior. Segundo a companhia, isso reflete uma mudança no hábito de compra do consumidor, que avança com a transformação digital.
“O supermercado é uma das categorias que mais crescem no e-commerce brasileiro, com um aumento significativo de 14,4% no último ano, segundo a Emarketer. O Mercado Livre tem acompanhado esse movimento de forma acelerada, investindo na ampliação de sortimento, logística eficiente e parcerias estratégicas para consolidar a plataforma como o destino preferido dos consumidores para compras do dia a dia. Como resultado, nos últimos seis meses, nosso sortimento cresceu 74% (H2 2024 vs. H2 2023), garantindo ainda mais variedade para os nossos clientes”, afirma Anna Araripe, Diretora de Marketplace do Mercado Livre.
Leia também:
Mercado Livre: lucro líquido salta 287,2% no quarto trimestre, para US$ 639 milhões
O patrocínio ao BBB 25 reforçou o posicionamento da plataforma como destino de compra de supermercados e trouxe impactos positivos diretos na categoria. No dia 17 de janeiro de 2025, data da estreia da vertical no programa, a marca registrou um aumento de 82% em GMV, em comparação com o mesmo dia do ano passado. Os itens mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado.
Os usuários impactados pelo BBB 25 apresentaram um ticket médio 14% maior, com um aumento de 30% no número de itens no carrinho.
Outro pilar da estratégia do Mercado Livre é a regionalização, garantindo que a categoria de supermercados atenda às diferentes necessidades de consumo por todo o Brasil. O reality tem sido um vetor importante para essa expansão, conectando a marca com públicos do Nordeste e Sul do país. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná são os Estados que mais acessam a plataforma via BBB.
“O comportamento de compra varia entre as regiões, e nossa estratégia de sortimento acompanha essas diferenças culturais. Enquanto o Sul tem maior demanda por azeites e produtos coloniais, o Nordeste tem consumo forte de farinha, tapioca e outros itens típicos da região. A participação no BBB 25 é estratégica para reforçar a mensagem de que o cliente pode fazer supermercado onde já compra de tudo”, explica Araripe.
Atualmente, 80% dos produtos de CPG (Consumer Packaged Goods) são entregues em até 48 horas, com cobertura em 95% do território nacional. Outra inovação recente foi o lançamento do botão de recompra, permitindo que os consumidores comprem produtos recorrentes.
“Nosso foco é garantir que o consumidor possa reabastecer sua despensa de maneira simples e rápida e, consequentemente, aumentar a frequência de compras na plataforma”, destaca Araripe.
Além disso, a recorrência de compras tem se fortalecido na plataforma: pessoas que compram itens de CPG voltam para adquirir produtos de outras categorias, como suplementos, eletrodomésticos e casa e decoração.
Atualmente, o Mercado Livre registra 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado na plataforma, sendo que 1 a cada 4 compradores é novo na categoria. Marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Omo, Bauducco, Ypê, Concha Y Toro e Lindt já fazem parte do ecossistema da plataforma.
Além disso, 94% dos consumidores são impactados por anúncios online antes da compra.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Câmara aprova mudanças na lei do licenciamento ambiental
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado
“Tarifa dos EUA ameaça 3 milhões de empregos no Brasil”, alerta diretor da Amcham
Lula fará pronunciamento em rede nacional nesta quinta sobre tarifa de Trump