Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Vacinar contra a gripe salva vidas — inclusive a sua
Publicado 22/04/2025 • 11:09 | Atualizado há 2 semanas
Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes
Meta Connect 2025: óculos inteligentes com IA assumem o centro do palco
Google anuncia investimento de 5 bilhões de euros em IA no Reino Unido
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook diz que expansão da produção da Apple nos EUA criará um “efeito dominó”
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed
Publicado 22/04/2025 • 11:09 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Pexels
A gripe, ou influenza, é uma doença causada por um vírus que compromete o sistema respiratório e se dissemina facilmente. Muitas pessoas acham que se trata apenas de um resfriado forte, mas ela pode evoluir com complicações graves, especialmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades como diabetes, asma e doenças cardíacas. Por isso, a vacinação contra a gripe é tão importante: ela salva-vidas e ajuda a proteger a todos.
A gripe é bastante contagiosa e pode ser transmitida rapidamente em locais com grande circulação de pessoas, como escolas, ônibus, supermercados, shopping centers e ambientes de trabalho. Ela pode causar febre alta, dores no corpo, tosse, dor de garganta, cansaço e, em casos mais graves, pneumonia, podendo levar à internação hospitalar.
A vacina é uma forma eficaz de prevenção que ajuda o corpo a combater o vírus, caso haja contato com ele. Além disso, a vacina não causa gripe, por ser feita com vírus inativado (ou seja, morto) ou com pedaços do vírus que não têm capacidade de se replicar e causar doença.
O vírus da gripe sofre mudanças constantes. A cada ano, novas variantes passam a circular entre as pessoas. Por isso, a vacina é atualizada anualmente com as cepas (tipos) do vírus mais prevalentes naquele momento. Isso significa que mesmo quem já se vacinou em anos anteriores precisa tomar a vacina novamente a cada ano.
No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe geralmente começa no outono, antes da chegada do inverno, quando o número de casos aumenta. A vacina é gratuita para os grupos prioritários no Sistema Único de Saúde (SUS), como crianças pequenas, idosos, gestantes, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades e professores.
Mesmo pessoas saudáveis devem se vacinar para ajudar a proteger as que estão ao redor, especialmente aquelas que não podem se vacinar ou que têm a saúde mais vulnerável. Isso é o que se chama de imunidade coletiva: quanto mais pessoas vacinadas, menor é a circulação do vírus e o risco de surtos.
Além disso, a vacinação reduz a necessidade de assistência clínica, internações e uso de medicamentos — fatores fundamentais para não sobrecarregar os hospitais, principalmente em períodos de pandemia ou de aumento de doenças respiratórias.
Ainda existem muitas fake news sobre a vacinação. Algumas pessoas acreditam que a vacina pode causar gripe — o que não é verdade. Outras acham que ela não funciona, mas os dados comprovam o contrário: quem se vacina tem menor risco de contrair gripe e, se contrair, os sintomas costumam ser mais leves.
A vacina contra a gripe é segura, recomendada por médicos e autoridades de saúde do mundo inteiro. Reações adversas são raras e, quando ocorrem, geralmente são leves, como dor no local da aplicação ou febre baixa.
Vacinar-se contra a gripe é uma decisão simples, mas de grande impacto para si e para os outros. É um ato de autocuidado que também protege o próximo. Ao tomar a vacina, contribui-se para um ambiente mais seguro, saudável e com menos doenças circulando.
Portanto, quando chegar a época da vacinação, é importante procurar o posto de saúde mais próximo, especialmente se você ou alguém da sua família fizer parte dos grupos de risco.
---
*Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen (CRM 6522-PE), MD/PhD, é médica infectologista, professora titular da UFPE e consultora em biossegurança e controle de infecções/riscos.
Referências:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Vacinas salvam vidas. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/reportagem/covid-19/vacinas-salvam-vidas/
Ministério da Saúde. Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Disponível em: https://www.gov.br/saude
Organização Mundial da Saúde (OMS). Influenza (Seasonal). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)
---
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Mansão, Ferrari e aeronaves: alvo da PF, advogado Nelson Wilians ostenta nas redes sociais