CNBC Especialistas dizem quanto dinheiro em espécie você deve carregar na carteira

Empresas & Negócios

Warren Buffett vai se aposentar como CEO, mas ainda planeja ir ao escritório: “Não vou ficar em casa assistindo novela”

Publicado 25/05/2025 • 11:02 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Warren Buffett deixará o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no fim deste ano, mas isso não significa que ele vá parar de trabalhar.
  • Em vez de ficar em casa, o bilionário de 94 anos pretende passar os dias após deixar o comando indo regularmente à sede da empresa, em Omaha, Nebraska, para continuar contribuindo com suas ideias de investimento e habilidades de tomada de decisão.
  • “Não vou ficar em casa assistindo novela”, disse Buffett. “Meus interesses continuam os mesmos.”

Warren Buffett deixará o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no fim deste ano, mas isso não significa que ele vá parar de trabalhar.

Em vez de ficar em casa, o bilionário de 94 anos pretende passar os dias indo regularmente à sede da empresa, em Omaha, Nebraska, para continuar contribuindo com suas ideias de investimento e habilidades de tomada de decisão, segundo declarou ao Wall Street Journal em 14 de maio.

“Não vou ficar em casa assistindo novela”, disse Buffett. “Meus interesses continuam os mesmos.”

Antes da reunião anual mais recente com os acionistas da Berkshire, em 3 de maio, Buffett ainda não havia anunciado publicamente seus planos de aposentadoria. Internamente, no entanto, ele já havia decidido que permaneceria no cargo “enquanto achasse que era mais útil do que qualquer outra pessoa… E me surpreendi, sabe, com quanto tempo isso durou”, afirmou.

Leia também:

“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna

Warren Buffett não subirá ao palco na próxima reunião de acionistas da Berkshire Hathaway

Warren Buffett: investidor bilionário com gostos simples

Em maio de 2021, Buffett nomeou Greg Abel, vice-presidente das operações fora do setor de seguros da companhia, como seu sucessor. Recentemente, ele comparou sua energia com a de Abel e concluiu que seu sucessor o havia superado na capacidade de comandar a empresa, contou ao Journal.

“A diferença no nível de energia e em quanto [Abel] consegue realizar em um dia de 10 horas comparado ao que eu consigo… essa diferença se tornou cada vez mais evidente”, disse Buffett. “Ele é muito mais eficaz para fazer as coisas acontecerem, promover mudanças na gestão quando necessário, ajudar quem precisa em algum lugar… em todos os sentidos.”

Mesmo que Buffett ocasionalmente perca o equilíbrio ou tenha dificuldade para lembrar o nome de alguém (como relatou o Journal), sua capacidade de tomar decisões inteligentes em mercados turbulentos continua intacta, garantiu ele.

“Serei útil aqui se houver pânico no mercado, porque não fico com medo quando os preços caem ou quando todo mundo entra em pânico”, disse Buffett. “E isso realmente não tem relação com idade.”

Essa “quase aposentadoria” de Buffett não é inédita. Um número pequeno, mas em rápido crescimento, de americanos tem escolhido trabalhar após os 75 anos, segundo o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos.

Continuar trabalhando parece ser uma mentalidade especialmente comum entre líderes empresariais, de Bill Gates, cofundador da Microsoft, a Jim Sinegal, cofundador do Costco. “Meu amigo Warren Buffett ainda vai ao escritório seis dias por semana”, disse Gates, de 69 anos, ao CNBC Make It, em setembro de 2024. “Espero que minha saúde me permita ser como Warren.”

Sinegal, de 89 anos, deixou o cargo de CEO em 2012 e ainda comparece ao escritório em algumas terças-feiras, segundo o Wall Street Journal, em reportagem de 16 de abril. Ele sempre encarou a liderança do Costco mais como um hobby do que como um trabalho, e quis manter esse prazer mesmo após deixar o cargo, contou ao Journal.

A visão de Sinegal ecoa um conselho marcante que Buffett escreveu em sua carta de 2022 aos acionistas da Berkshire Hathaway: pessoas em busca de emprego deveriam procurar um cargo que “escolheriam mesmo que não precisassem de dinheiro”. Essa mentalidade faz bem para a carreira e ajuda a levar uma vida mais longa e feliz, disse Buffett na reunião mais recente com os acionistas da Berkshire.

“Acho que uma pessoa feliz vive mais do que alguém que faz coisas que não admira tanto na vida”, afirmou Buffett.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios