Pedir delivery toda semana pode consumir até 17% do salário mínimo, aponta levantamento
Publicado 27/05/2025 • 15:50 | Atualizado há 3 dias
Guerra comercial está abalando as viagens de negócios globais — 4 gráficos mostram como
Empresas dos EUA exigem que funcionários dominem o uso da inteligência artificial: “Não dá mais para ignorar”
Nova proposta fiscal dos EUA pode transformar sistema tributário em arma geopolítica
Economia da Índia cresce mais rápido no trimestre de março e sobe 7,4%
Negociações EUA-China estão “um pouco paralisadas” e precisam da participação de Trump e Xi, diz o secretário do Tesouro, Bessent
Publicado 27/05/2025 • 15:50 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 76% dos brasileiros usam serviços de entrega. Dentro desse grupo, quase 70% pedem comida entre duas e cinco vezes por mês.
Pixabay
O hábito de pedir delivery, especialmente nos fins de semana, pode pesar mais do que se imagina no orçamento. Um levantamento da Rico mostra que o gasto médio com um único pedido é de R$ 66,21. E para quem repete o pedido semanalmente, isso representa um desembolso de R$ 264,84 por mês, o equivalente a 17,45% do salário mínimo atual (R$ 1.518).
Já entre os consumidores que pedem delivery duas ou mais vezes por semana, o custo mensal pode alcançar R$ 529,68.
“Esses são os chamados ‘gastos invisíveis’. Sozinhos, parecem pequenos. Mas, somados ao longo do tempo, drenam o orçamento de forma silenciosa”, diz Maria Giulia Figueiredo, analista de research da Rico. “Apesar de o serviço de delivery agregar com praticidade para o dia a dia de pessoas com rotinas intensas, pode ser um hábito bem custoso.”
Leia também:
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 76% dos brasileiros usam serviços de entrega. Dentro desse grupo, quase 70% pedem comida entre duas e cinco vezes por mês. O uso frequente do delivery se intensificou após 2019: segundo estudo da consultoria Kantar divulgado em 2022, a proporção de brasileiros que pedem comida por aplicativo passou de 80% para 89% em três anos.
Além disso, o ticket médio das refeições via delivery subiu 15% em relação ao período pré-pandemia.
Segundo o levantamento, se uma pessoa reduzir o número de pedidos mensais de quatro para um, a economia seria de R$ 198,63. Considerando um investimento com rentabilidade líquida baseada na taxa Selic de 14,75% ao ano, o valor economizado poderia render significativamente ao longo do tempo.
A simulação abaixo considera aportes mensais dos valores economizados com a redução do delivery durante 1, 2 e 3 anos, com base na taxa Selic de 14,75% ao ano. Todos os valores são líquidos (já descontado o IR).
Já um consumidor habitual que substitua parte dos pedidos por refeições feitas em casa, utilizando delivery apenas duas vezes por mês, consegue economizar R$ 397,26.
Se aplicar essa quantia mensalmente, o montante investido ao longo de três anos poderia ser usado para compor uma reserva de emergência, quitar dívidas ou até realizar um sonho.
Para quem deseja manter o hábito de forma mais equilibrada, a educadora financeira da Rico, Thaisa Durso, dá três dicas:
“O segredo não está em cortar tudo e viver uma vida super regrada. A ideia é ganhar consciência dos pequenos gastos que, sem perceber, estão corroendo o seu salário”, explica Thaisa. “Com pequenas mudanças, como levar o lanche de casa, você já consegue fazer uma boa diferença no final do mês.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Camargo Corrêa, atual Grupo Mover, é alvo de perícia contábil por suspeita de ocultação de bens bilionários
Empresas da América Latina têm dificuldade de adotar IA generativa no dia a dia, diz estudo
'Quero que o Brasil se torne nosso segundo maior mercado', diz presidente da General Mills
CMO da Kellanova explica sucesso de Pringles no Brasil: ‘Adaptar os sabores ao gosto brasileiro foi essencial’
Celso Freitas no ar! Um dos maiores nomes do telejornalismo brasileiro está no Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC para contar ao público sobre a audiência de seis meses do canal