Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Guerra comercial está abalando as viagens de negócios globais — 4 gráficos mostram como
Publicado 30/05/2025 • 12:16 | Atualizado há 2 meses
UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto
Figma pode chegar a valer R$ 87 bilhões em estreia na bolsa
O pior conselho de carreira número 1 dado por bilionários, diz autor de best-seller: qualquer um que diga isso ‘já é rico’
Subway escolhe veterano do Burger King como novo CEO
Grupo investidor apoiado pela LVMH compra participação de 20% na Flexjet
Publicado 30/05/2025 • 12:16 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Um terço dos compradores de viagens de negócios disseram que suas empresas mudaram ou estão considerando mudar as políticas relacionadas a viagens de ou para os Estados Unidos, mostrou o relatório.
Unsplash
O otimismo no setor global de viagens corporativas caiu mais da metade este ano, de acordo com um relatório publicado pela Global Business Travel Association.
O sentimento positivo caiu de 67% em novembro de 2024 para 31% em abril de 2025, segundo o relatório, que entrevistou mais de 900 profissionais de viagens corporativas sobre o impacto de tarifas, políticas de fronteira mais rígidas e outras políticas do governo dos EUA anunciadas este ano.
Mais de um em cada quatro entrevistados no Canadá, Estados Unidos e Europa disseram se sentir “pessimistas” ou “muito pessimistas” em relação às perspectivas do setor este ano.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Companhias aéreas devem reduzir projeções para 2025 diante da queda na demanda por viagens
No entanto, 40% dos entrevistados disseram não se sentir nem positivos, nem negativos.
“Desde que estou no cargo há quatro anos, não vejo um nível de incerteza tão alto”, disse Suzanne Neufang, CEO da associação, à CNBC Travel na terça-feira (27).
A pesquisa mostrou que quase 30% dos compradores de viagens corporativas preveem que suas empresas reduzirão as viagens de funcionários este ano, enquanto cerca de 20% disseram não ter certeza.
“Eles nem estão confiantes o suficiente para dizer se as coisas vão ficar bem ou não”, disse ela.
Cerca de 27% dos entrevistados também disseram que esperam que os gastos com viagens de negócios diminuam.
Um terço dos compradores de viagens de negócios disse que suas empresas mudaram ou estão considerando mudar as políticas relacionadas a viagens de ou para os Estados Unidos, mostrou o relatório.
Cerca de 6% afirmaram que suas empresas transferiram eventos dos EUA para outro país.
“De uma perspectiva da região APAC, e certamente de uma perspectiva europeia, talvez até da América Latina, existe a oportunidade de ser a fonte de onde essas reuniões acontecem”, disse Neufang. “Existem muitas outras oportunidades de ser um vencedor neste jogo comercial.”
Profissionais de viagens corporativas expressaram diversas preocupações sobre o potencial impacto a longo prazo causado pelas decisões do governo Trump neste ano, lideradas por preocupações com os custos das viagens corporativas (54%) e problemas no processamento de vistos (46%).
As tarifas aéreas globais, no entanto, estão um pouco abaixo — cerca de US$ 17, ou 2,2% no acumulado do ano — segundo a FCM Consulting, uma divisão da empresa de viagens corporativas FCM Travel.
No entanto, o mercado global de viagens corporativas continua a caminho de ultrapassar US$ 1,6 trilhão até o final de 2025, disse Neufang.
No entanto, ela afirmou que isso só ocorrerá “se os últimos 100 dias não impactarem negativamente todos os lugares”.
A Associação Global de Viagens Corporativas prevê que, até 2028, esse número ultrapassará a marca de US$ 2 trilhões, afirmou. Ela observou que, embora o volume de viagens corporativas não tenha retornado aos níveis pré-pandemia, os gastos com viagens corporativas se recuperaram totalmente em 2024, em parte como resultado da inflação.
Mas ela afirmou que a guerra comercial iniciada pelo governo Trump pode gerar uma onda de novas viagens corporativas.
“Em tempos de guerras comerciais, as viagens corporativas podem, de fato, aumentar por pelo menos um período — para que novos parceiros sejam encontrados e novos mercados sejam construídos”, disse ela. “Você perde um cliente, precisa encontrar outro. Então, acho que essa perspectiva não significa apenas pessimismo para nós.”
No entanto, se as tarifas permanecerem elevadas, “certamente haverá um impacto nas viagens aos EUA… Mas acho que para a Europa, Ásia, Europa para a Ásia, Ásia para a Europa. Acho que, para qualquer lugar da África, todos esses destinos provavelmente estão bons.”
As viagens de lazer para os Estados Unidos caíram em 2025. A projeção é de que os gastos de visitantes internacionais caiam 4,7% a partir de 2024, representando cerca de US$ 8,5 bilhões para o setor de viagens dos EUA, em um ano em que a expectativa anterior era de crescimento nas receitas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Turistas brasileiros já podem usar Pix em lojas e restaurantes na França
Empresas dos EUA correm para garantir ímãs de terras raras — importações da China disparam 660%
Tarifaço pode impactar vendas de suco de laranja, café, carne e frutas, aponta levantamento da USP
“O Brasil é o país que tem mais amigos no mundo”, diz Haddad sobre as negociações do tarifaço dos EUA
Com foco no mercado de bem-estar, Buddha Spa planeja internacionalização na América Latina