Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Schneider Electric e Nvidia firmam parceria para construir “fábricas de IA” em larga escala
Publicado 18/06/2025 • 20:15 | Atualizado há 2 meses
OpenAI registra seu primeiro mês com US$ 1 bilhão em receita, mas ainda enfrenta falta de capacidade, diz diretora financeira
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Hertz venderá nos EUA veículos usados online por meio de parceria com Amazon Autos
Volta da Shein para a China é última tentativa de salvar seu IPO, dizem analistas
McDonald’s, Starbucks e outras redes de fast food apostam em novas bebidas para turbinar as vendas
Publicado 18/06/2025 • 20:15 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Imagem ilustrativa.
Pexels
A Schneider Electric firmou uma parceria com a Nvidia para impulsionar a construção de centros de inteligência artificial (IA) em grande escala. Segundo as empresas, a colaboração busca atender à demanda crescente por estruturas modernas e sustentáveis capazes de suportar as novas tecnologias de IA.
O anúncio foi feito durante o evento Nvidia GTC, em Paris (França). A parceria está alinhada ao “Plano de Ação Continente IA”, da Comissão Europeia, e à iniciativa “InvestAI”, que pretende atrair 200 bilhões de euros em investimentos no setor. O plano inclui a instalação de pelo menos 13 centros de IA e até cinco grandes fábricas no continente.
“Juntas, Schneider Electric e Nvidia estão avançando em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para sistemas de energia, refrigeração, controle e rack de alta densidade a fim de viabilizar a próxima geração de fábricas de IA em toda a Europa e além“, informa o comunicado à imprensa.
Leia também:
Nvidia aposta alto na Europa com acordos de infraestrutura
Steck, da Schneider Electric, nomeia Rogério Martello como CEO para a América Latina
Segundo Olivier Blum, CEO da Schneider Electric, as companhias já observaram sucesso na adoção de tecnologias de energia e refrigeração voltadas para data centers de IA. “Estamos codesenvolvendo a infraestrutura necessária para impulsionar a próxima onda global de fábricas de IA”, afirmou.
Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, destacou a importância da colaboração. “A IA é a tecnologia que define o nosso tempo. Juntamente com a Schneider Electric, estamos construindo a infraestrutura essencial que levará a IA para empresas, indústrias e sociedades”, disse.
Entre as novas soluções anunciadas pela Schneider Electric está a infraestrutura modular EcoStruxure Pod, voltada para data centers prontos para IA. O modelo, inspirado no Open Compute Project (OCP), foi desenvolvido para suportar a plataforma NVIDIA GB200 NVL72, com arquitetura NVIDIA MGX.
As empresas também trabalham no desenvolvimento de gêmeos digitais para sistemas elétricos e de energia em larga escala, em conjunto com a ETAP, utilizando o Nvidia Omniverse Blueprint.
Além disso, a Schneider passou a integrar oficialmente os ecossistemas NVIDIA HGX e MGX, e se tornou fornecedora aprovada de sistemas de refrigeração líquida para os data centers de IA da NVIDIA. A parceria inclui também tecnologias da Motivair, adquirida pela Schneider em março de 2025.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir ’25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos’
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Mercado de M&A avança no 2º semestre com juros estáveis e valuations atrativos