CNBC
As entregas no primeiro trimestre de 2025 caíram 13% em relação ao ano anterior, para 336.681.

CNBC Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior

Brasil 2030

Brasil 2030: “Educação faz com que a relação de consumo seja mais democrática”, diz presidente do Procon-RJ

Publicado 02/07/2025 • 17:01 | Atualizado há 13 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Durante o evento Brasil 2030, promovido nesta quarta-feira (02), pela Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, destacou a importância dos consumidores serem mais atentos ao mercado.
  • "Todos nós somos consumidores e precisamos ter um olhar mais atento, mais atuante", afirmou.
  • Barboza defendeu uma relação de consumo mais acessível e equilibrada entre empresas e consumidores, enfatizando o papel da educação nesse processo e afirmando que a relação de consumo em nosso país deve ser mais democratizada.

Durante o evento Brasil 2030, promovido nesta quarta-feira (02), pela Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, defendeu uma relação de consumo mais acessível e equilibrada entre empresas e consumidores, enfatizando o papel da educação nesse processo e afirmando que a relação de consumo em nosso país deve ser mais democratizada. “Todos nós somos consumidores e precisamos ter um olhar mais atento, mais atuante”, afirmou.

Leia mais
“Se não houver estratégia nacional, só faremos concessões onde for viável”, alerta secretário do SNFI no Brasil 2030
Brasil 2030: “O cidadão acha que tem vantagem, mas financia a arma que vai matá-lo”, diz deputado Júlio Lopes sobre pirataria

Ele destacou o papel do órgão. “[O Procon] mostra o que explica, o que determina a lei, para que haja uma relação de consumo mais acessível a todos”, explicou.

O presidente do Procon-RJ também defendeu o papel da educação e afirmou que é importante não só educar os consumidores, mas também educar os fornecedores sobre como atuar no mercado atual globalizado. “O consumidor hoje precisa ter uma visão do que é o mercado de consumo e isso a gente só pode ter com educação”, disse ele.

“Educando o consumidor e educando o fornecedor de serviços e produtos de como atuar em um mercado globalizado desse [faz com que] a relação de consumo em nosso país seja mais democrática, possibilitando a todas as camadas terem acesso à informações e direitos”, afirmou.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil 2030