CNBC

CNBC Semana global pela frente: indicadores bancários e um jogo de espera por tarifas

Brasil

Morre Roberto Duailibi, fundador da agência DPZ e referência da publicidade brasileira

Publicado 19/07/2025 • 11:49 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Roberto Duailibi, publicitário e um dos fundadores da agência DPZ, uma das principais e mais influentes do Brasil, morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos.
  • Em 1968, Duailibi associou-se a Francesc Petit, José Zaragoza e Ronald Persichetti para fundar a DPZ, agência que se tornou referência na publicidade brasileira.
  • Além do trabalho na agência, Duailibi teve participação ativa na formação de profissionais da área. Foi professor e diretor da ESPM e também lecionou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Roberto Duailibi, publicitário e um dos fundadores da agência DPZ, uma das principais e mais influentes do Brasil, morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos.

Duailibi nasceu em 1935 em Campo Grande (MS) e mudou-se para São Paulo aos 12 anos. Formou-se em 1956 pela Escola de Propaganda de São Paulo (atual ESPM). Iniciou sua carreira em 1952 na Colgate-Palmolive e trabalhou em agências como McCann Erickson, J. Walter Thompson e Standard Propaganda, onde foi vice-presidente de criação.

Em 1968, Duailibi associou-se a Francesc Petit, José Zaragoza e Ronald Persichetti para fundar a DPZ, agência que se tornou referência na publicidade brasileira. A empresa destacou-se pela criação de campanhas para grandes marcas nacionais e internacionais, incluindo Itaú, Sadia, Bombril, Nestlé, General Motors e Johnson & Johnson.

A agência foi responsável por campanhas icônicas como o “Garoto Bombril” e o “Baixinho da Kaiser”, que tiveram grande impacto no mercado publicitário.

Leia mais:

Músicas geradas por IA estão viralizando: a indústria da música deveria se preocupar?

Netflix supera expectativas com crescimento de 16% na receita com assinaturas e publicidade

Em 1975, a DPZ conquistou o Leão de Ouro no Festival Cannes Lions com o filme “Homem com mais de 40 anos”, uma campanha que tratava da importância da contratação de pessoas com mais de 40 anos no mercado de trabalho, marcando um avanço na publicidade social no país.

Além do trabalho na agência, Duailibi teve participação ativa na formação de profissionais da área. Foi professor e diretor da ESPM e também lecionou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Ele presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) por duas gestões e integrou conselhos em instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Fundação Cultural Exército Brasileiro.

Duailibi publicou livros sobre publicidade e marketing, entre eles “Criatividade e Marketing” e “Cartas a um Jovem Publicitário”. Desde 2015, era membro da Academia Paulista de Letras, reconhecimento por sua contribuição ao setor.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil