Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nissan decide fechar histórica fábrica no Japão
Publicado 19/07/2025 • 15:56 | Atualizado há 7 horas
Nescafé foca em Geração Z com mudança de hábitos de consumo
CEO da Astronomer renuncia ao cargo após polêmica Câmera do Beijo no show do Coldplay
Trump processa Murdoch por US$ 10 bilhões por matéria do WSJ sobre carta de aniversário a Epstein
‘30% é inviável’: de uísque irlandês a queijo italiano, ameaça de tarifa de Trump abala exportadores da Europa
CEO da Nvidia, Jensen Huang, vende mais US$ 13 milhões em ações
Publicado 19/07/2025 • 15:56 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Foto tirada em 15 de julho de 2025 mostra a principal fábrica da Nissan Motor Co. em Oppama, em Yokosuka, na província de Kanagawa, no leste do Japão. A montadora em dificuldades encerrará a produção de veículos na fábrica no final do ano fiscal de 2027.
Kyodo/Reuters
A montadora japonesa Nissan anunciou que encerrará a produção de veículos em sua tradicional planta de Oppama, no Japão, até o final do ano fiscal de 2027. Medida faz parte do plano de recuperação global da companhia, batizado de “Re:Nissan”, que visa reduzir as unidades fabris pelo mundo, passando de 17 para 10, para otimizar custos.
As operações serão transferidas para a unidade da empresa em Kyushu, localizada na província de Fukuoka.
A fábrica de Fukuoka começou a operar em 1961, sob a marca Datsun, pertencente à Nissan, cujo primeiro modelo a ser produzido foi o Datsun Bluebird 312.
In #November of #1961, the Oppama Plant in Japan had their first Job-1 vehicle, the #Datsun #Bluebird 312, roll off the line in style. #TBT #Heritage pic.twitter.com/zMqtrdcVYW
— Nissan (@Nissan) November 8, 2018
A unidade fabril é conhecida por bater recordes históricos de produção, como 5 milhões de unidades em 1978, 10 milhões de veículos em 1992, chegando a 15 milhões de veículos produzidos em 2007.
Atualmente, a fábrica mantém mais de 2,4 mil funcionários e produz os modelos Note e Note Aura.
Leia mais:
Oetker anuncia aquisição da fabricante alemã Kathi
Segundo o CEO da Nissan, Ivan Espinosa, a decisão visa consolidar a produção no Japão e melhorar a eficiência operacional.
A Nissan garantiu que os empregos na fábrica de Oppama serão mantidos até o fim do ano fiscal de 2027. A montadora declarou que as outras instalações — como o Centro de Pesquisa Nissan, o centro de testes de colisão e o porto logístico — permanecerão inalteradas e continuarão operando normalmente.
A empresa ainda definirá políticas sobre alocação e futuras condições de trabalho dos funcionários, que serão discutidas com o sindicato oportunamente.
A transição faz parte do esforço da montadora de reduzir sua capacidade global de produção de 3,5 milhões para 2,5 milhões de unidades (excluindo a China), mantendo um índice de utilização de fábricas próximo a 100%. O plano também prevê a redução do número de plantas de 17 para 10 em todo o mundo.
“Hoje, a Nissan tomou uma decisão difícil, mas necessária. Não foi fácil — para mim ou para a empresa —, mas acredito ser um passo vital para superar nossos desafios atuais e construir um futuro sustentável. A Fábrica de Oppama é uma parte orgulhosa da nossa história e seu legado perdurará. Quero agradecer sinceramente aos nossos funcionários, à comunidade local e aos nossos parceiros que apoiaram esta fábrica com dedicação e carinho. Continuaremos a operar na região de Oppama com forte apoio à comunidade local, enquanto levamos adiante o espírito da fábrica de Oppama e trabalhamos para restaurar o verdadeiro valor da Nissan.”, declarou o CEO da Nissan, Ivan Espinosa, em nota oficial da montadora.
A planta de Kyushu passará a concentrar a produção dos modelos que hoje são fabricados em Oppama, tanto os atuais quanto os futuros.
A Nissan destacou que a escolha por Kyushu se baseou em critérios como eficiência de custos, capacidade instalada e potencial de investimentos.
A estimativa é de que a mudança reduza os custos de fabricação no Japão e aumente a competitividade e a rentabilidade da produção local. Os custos da reestruturação estão sendo avaliados e serão divulgados no próximo relatório financeiro trimestral da companhia.
Ainda no âmbito do plano de recuperação, a empresa informou que a produção do modelo NV200 será encerrada na planta Shonan, da Nissan Shatai, no ano fiscal de 2026.
Um modelo sucessor está previsto para 2027. Também foi confirmado anteriormente que o contrato de produção do modelo AD será encerrado em outubro deste ano.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Nissan decide fechar histórica fábrica no Japão
Quem são as autoridades brasileiras que vão ficar sem visto dos EUA
Estados Unidos monitoram Pix desde 2022
Haddad descarta controle de remessas de dividendos aos EUA; Planalto estuda medida
Setor de peças vê impacto maior de tarifaço para montadoras nos EUA