Black Friday: quase metade dos consumidores planejam gastar mais em 2024
Publicado 21/11/2024 • 10:01 | Atualizado há 4 meses
Pioneiro no compartilhamento de música há mais de 25 anos, Napster é comprado por US$ 207 milhões
Gigante de softwares SAP se torna a empresa mais valiosa da Europa em meio ao boom do mercado de ações alemão
FBI cria força-tarefa contra ameaças à Tesla: “Isso é terrorismo doméstico”
O ‘erro fatal’ que a maioria das pessoas comete ao iniciar um negócio, segundo professor de Stanford
Especialista em carreiras revela o principal erro que os candidatos cometem com IA: ‘Pode destruir suas chances’
Publicado 21/11/2024 • 10:01 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Black Friday em 2024 ocorrerá em 29 de novembro.
Reprodução Unsplash.
Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn, revelou que 46,4% dos consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday deste ano em comparação a 2023.
A pesquisa entrevistou 1,7 mil pessoas em todo o país e mostrou que 37,3% pretendem fazer compras, enquanto 32,8% não têm essa intenção e 30% ainda estão indecisos. A Black Friday este ano será no próximo dia 29 de novembro.
Entre os consumidores que planejam aproveitar as ofertas da Black Friday, 53,6% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 600. Os itens mais procurados incluem:
Os principais motivos para as compras são as promoções exclusivas, mencionadas por 51% dos entrevistados. Em seguida, 46,5% citaram a aquisição de itens necessários, e 22,2% planejam antecipar as compras de Natal.
A ACSP destaca que o aumento da ocupação e da renda tem fortalecido o poder de compra dos brasileiros, sem afetar significativamente as compras natalinas.
O levantamento também indica que a maioria das compras será feita em grandes redes varejistas (59,6%) e, principalmente, online, utilizando computador, celular ou tablet (54,5%).
Além disso, 50,9% dos entrevistados pretendem usar a primeira parcela do 13º salário para as compras, enquanto 37,2% não planejam fazer isso e 11,8% estão indecisos.
O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, afirma que “os números sugerem que a Black Friday tem se consolidado como uma data importante para os brasileiros, que veem nela uma chance de aproveitar o 13º salário para adquirir itens”. Ele acrescenta que “o fato de mais da metade dos entrevistados estarem planejando gastar mais nesse período é um indicativo de que o consumo deverá continuar crescendo”.
A expectativa é que a Black Friday deste ano supere os resultados de 2023, reforçando sua importância no calendário do varejo brasileiro.