CNBC UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas

Economia Brasileira

Brasília tem condição de liderar discussão sobre transição energética, diz presidente do BRB

Publicado 04/12/2024 • 13:30 | Atualizado há 5 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, listou as vantagens trazidas pelo Fórum Lide Brasil, organizado pelo Lide Brasília, para a capital federal.
  • Costa defendeu que a cidade deve ser posicionada como um centro de decisão para além da política e da justiça.
  • O tema abordado pelo Lide, que são os avanços e desafios da transição energética no Brasil, também foi elogiado por Costa. Ele reforçou que o assunto não poderia ser mais atual, e que é preciso ter uma orientação adequada para lidar com a questão.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, listou nesta quarta-feira (4) as vantagens trazidas pelo Fórum Lide Brasil, organizado pelo Lide Brasília, para a capital federal. Ele defendeu que a cidade deve ser posicionada como um centro de decisão para além da política e da justiça.

“Eu queria falar do bem que o Lide está fazendo internamente e para Brasília. Por inúmeras razões históricas, eu acho que existe uma falta de compreensão em relação ao papel de Brasília. Brasília sim, é a capital da política, mas principalmente é a capital da República. E como capital da República, precisa ter o papel que lhe é devido, que lhe é dado”, disse Costa.

“A gente precisa entender que Brasília deve sim, ser posicionada como um centro de decisão muito além da política e da justiça. Um centro de decisões econômicas, um centro de reflexões importantes sobre temas que transformam o mundo, transformam o Brasil e que têm impacto no dia a dia de cada um de nós”, completou o presidente da BRB.

Tema precisa de atenção imediata, diz presidente da BRB sobre transição energética

O tema abordado pelo Lide, que são os avanços e desafios da transição energética no Brasil, também foi elogiado por Costa. Ele reforçou que o assunto não poderia ser mais atual, e que é preciso ter uma orientação adequada para lidar com a questão.

“Nós estamos vendo a consequência de todas as mudanças climáticas, os desafios que isso traz para todos nós no mundo inteiro, em inúmeros setores, inclusive no bancário, no securitário. Mas é um tema que nós precisamos ter uma atenção imediata, uma coordenação. Brasília, com todas as suas frentes, tem condição de liderar essa discussão e porque não, sediar, trazer essas pessoas que formam opinião, que têm capacidade de decisão para o fórum adequado”.

“O BRB, também como banco, que nasceu nessa cidade, então portanto filho de JK, e que cresce para o país inteiro. Hoje a gente tem presença em 95% do território nacional, se coloca desde já à disposição para estruturar operações, fornecer recursos em condições diferenciadas para que a gente possa sim, financiar, acelerar essa transformação energética e evitar, ou pelo menos mitigar, os danos que a gente tem percebido de todas essas mudanças climáticas”, finalizou o presidente do banco.

Fórum Lide Brasil

Aconteceu nesta manhã de quarta-feira (4) o Fórum Lide Brasil, que reuniu autoridades e empresários, em Brasília, para um debate sobre transição energética e atração de investimentos verdes. 

Na abertura estiveram presentes Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. 

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

MAIS EM Economia Brasileira