CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Notícias do Brasil

Embaixada dos EUA ‘ameaça’ aliados de Alexandre de Moraes: ‘estão avisados; estamos monitorando a situação de perto’

Publicado 07/08/2025 • 17:43 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta quinta-feira (7), uma ameaça aos aliados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes "no Judiciário e em outras esferas".
  • O órgão de representação afirmou estar "monitorando a situação de perto" e deixou um recado para quem "apoiar ou facilitar" as condutas do magistrado. "Estão avisados", diz a publicação no X (antigo Twitter).

© Arquivo/ Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Embaixada dos EUA no Brasil.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta quinta-feira (7), uma ameaça aos aliados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes “no Judiciário e em outras esferas”. O órgão de representação afirmou estar “monitorando a situação de perto” e deixou um recado para quem “apoiar ou facilitar” as condutas do magistrado. “Estão avisados”, diz a publicação no X (antigo Twitter).

A mensagem compartilhada pela Embaixada é a tradução de uma postagem anterior, do subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, que nesta quarta-feira (6).

O agente de alto escalão norte-americano compartilhou uma nota do Departamento de Estado dos EUA, órgão equivalente ao Itamaraty, criticando a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro na última segunda-feira, 4, após o ex-chefe do Executivo violar medidas cautelares. Na mensagem, Beattie pediu para que outros magistrados não apoiem Alexandre de Moraes.

“Os flagrantes abusos de direitos humanos cometidos por Moraes lhe renderam uma sanção Global Magnitsky do presidente Trump”, disse o agente.

Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Haddad diz que pode discutir a aplicação da Lei Magnitsky a Moraes com secretário dos EUA
O que diz a Lei Magnitsky? Proibição de entrar nos EUA e bloqueio de contas

A mensagem da embaixada surge no meio de uma crise política que paralisa a votação da pauta econômica — incluindo regulamentação da Reforma Tributária, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a medida provisória com compensações do IOF — no Congresso.  Parte da oposição tem ocupado as mesas diretoras do Senado e da Câmara dos Deputados para evitar o início das sessões. Eles pedem anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e o impeachment para o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Alexandre de Moraes foi alvo de sanções do governo dos Estados Unidos via Lei Magnitsky. O dispositivo norte-americano impede Moraes de acessar o país, de movimentar bens e de ter acesso a serviços de empresas norte-americanas. Até o momento, a norma só tinha sido usada para punir violadores de direitos humanos, ditadores e criminosos.

A iniciativa do governo de Donald Trump, ao aplicar as sanções, é uma resposta à ação penal sobre tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, da qual Bolsonaro é réu, e às decisões relacionadas às redes sociais.

As restrições impostas à Moraes foram comemoradas pelo filho do ex-presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que afirma estar trabalhando com autoridades estrangeiras para interferir no julgamento em que seu pai é réu.

Além de Moraes, o governo dos EUA também aplicou restrições a outros sete ministros do STF, cassando os vistos americanos dos magistrados. Outra medida foi o tarifaço de 50% sobre produtos nacionais como forma de pressionar o Brasil, por meio de coerção econômica.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;