CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Notícias do Brasil

Lula fala sobre retirada de tarifas de Trump: “Estou feliz”

Publicado 20/11/2025 • 21:27 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Lula disse estar “feliz” com o anúncio de Donald Trump sobre a redução de tarifas de 40% aplicadas a produtos brasileiros como café, carne e frutas
  • Em evento no Salão do Automóvel, o presidente afirmou que o respeito internacional aumenta “na medida em que o país se respeita”, e criticou decisões tomadas “em crise”, em referência às supertaxações anteriores dos EUA
  • Lula comparou a reação global às tarifas impostas por Trump a uma “crise” generalizada e disse que não toma decisões “com 39ºC de febre”, sugerindo que age com mais cautela do que o ex-governo americano

Ricardo Stuckert/PR

26/10/2025 - Encontro de Lula e Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que está feliz com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cortar as tarifas extras de 40% de alguns produtos brasileiros, como café, carne e frutas. As declarações foram dadas durante participação na abertura oficial do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e dos titulares da Fazenda, Fernando Haddad, e da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Leia mais:
Trump reduz alcance de tarifa de 40% e retira café, laranja e outros produtos agrícolas da lista
Confira a lista de produtos cortados das tarifas de Trump

“Hoje estou feliz, pois o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações que eles tinham feito em alguns produtos brasileiros. E essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Ninguém”, disse Lula.

Antes, ele afirmou que “quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer supertaxação no mundo inteiro, todo mundo entra em crise. Todo mundo fica nervoso”. “E eu não costumo tomar decisão quando estou com 39ºC graus de febre”, afirmou Lula.

Retirada de tarifas

O presidente dos Estados Unidos assinou nesta quinta-feira uma nova ordem executiva que alivia parte das tarifas adicionais de 40% impostas ao Brasil em julho.

Leia mais:
CNI atribui retirada de tarifas dos EUA a avanço nas negociações comerciais
‘Quem tem tarifa de 40% está fora do jogo’, avalia presidente da associação de agronegócio sobre tarifas de Trump ao Brasil

A mudança exclui diversos produtos agrícolas, com destaque para café, laranja, abacaxi, chá e outros itens do agronegócio, que passam a ficar isentos da sobretaxa. A isenção é retroativa a 13 de novembro de 2025.

Segundo o documento, a decisão foi tomada após avanço nas negociações entre Washington e Brasília, iniciadas depois da conversa telefônica entre Trump e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de outubro.

O governo americano afirma ter recebido novas recomendações de autoridades que identificaram “progresso inicial” no diálogo e defenderam a retirada de parte dos produtos da lista.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;