Motta oficializa licença de Eduardo Bolsonaro; suplente assume o cargo
Publicado 22/03/2025 • 21:19 | Atualizado há 1 mês
Wall Street está ansiosa para ouvir os primeiros comentários públicos do CEO da Apple, Tim Cook, sobre as tarifas
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
GE HealthCare supera expectativas de lucro e reduz projeção para o ano inteiro devido a tarifas
Dollar General é uma das ações com melhor desempenho nos primeiros 100 dias de Trump
Trump culpa Biden por “excesso” após PIB encolher no primeiro trimestre, diz que crescimento “levará um tempo”
Publicado 22/03/2025 • 21:19 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Diógenis dos Santos/Agência Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou o afastamento do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após o filho do ex-presidente solicitar licenciamento do mandato na última quinta-feira (20). O suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) foi convocado para assumir o cargo.
Eduardo Bolsonaro anuncia licença do mandato. O deputado federal (PL-SP) anunciou na terça-feira (18) que se afastaria do cargo para permanecer nos Estados Unidos, onde já estava há 19 dias. Dois dias depois, na quinta-feira (20), formalizou o pedido de afastamento à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.
Licença totaliza 122 dias. Eduardo solicitou afastamento por dois dias para tratamento de saúde, a partir de quinta-feira (20), e uma licença de 120 dias por interesse particular, a partir deste sábado (22). O pedido foi acatado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.
Documento oficializa afastamento. “Considere-se afastado, a partir de 20 de março de 2025, data consignada no laudo do Departamento de Atenção à Saúde – DAS/CD, conforme comunicação feita à Câmara dos Deputados, em 20 de março de 2025, às 18h30. Convoque-se o respectivo suplente. Ao Senhor Diretor-Geral. Publique-se”, diz o documento publicado no Diário da Câmara dos Deputados nessa sexta-feira (21).
José Olímpio assume a vaga deixada por Eduardo Bolsonaro. Com o afastamento do deputado por mais de 120 dias, foi necessário convocar um suplente. Ex-vereador por seis mandatos e deputado federal entre 2011 e 2019, Missionário José Olímpio (PL-SP) se apresenta como defensor dos valores cristãos e é ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele recebeu 61.938 votos nas eleições de 2022 e garantiu a suplência por ser o segundo mais votado.
Eduardo Bolsonaro diz que seguirá nos EUA para buscar punição contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. “Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre Moraes e a sua Gestapo [polícia política do regime nazista alemão] da Polícia Federal merecem”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais. A declaração foi feita uma semana antes do julgamento do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que pode se tornar réu pela acusação de tentativa de golpe de Estado.
Deputado consultou aliados de Trump antes da decisão. Segundo apuração do UOL nos EUA, Eduardo buscou aconselhamento com o governo de Donald Trump e com sua base aliada no Congresso americano antes de solicitar o afastamento do mandato.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Economia da zona do euro cresce 0,4% no primeiro trimestre, acima do esperado
Mondelēz International registra crescimento modesto no 1º trimestre
Xi Jinping visita Banco do Brics e propõe nova década de desenvolvimento
'China tem que nos tratar bem', diz Trump sobre guerra tarifária; presidente comenta sobre 100 dias de governo
Atividade industrial da China cai para o menor nível em quase dois anos em abril devido a tarifas comerciais