Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
STF marca acareação entre Daniel Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central
Publicado 24/12/2025 • 14:00 | Atualizado há 2 meses
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 24/12/2025 • 14:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Ton Molina/STF
Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou a realização de uma acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Ailton de Aquino Santos.
A audiência está marcada para a próxima terça-feira (30) às 14h, e vai ser realizada por videoconferência. O procedimento será acompanhado por um juiz instrutor do gabinete do ministro e também pela Polícia Federal.
Leia também:
A acareação foi determinada sem provocação da Polícia Federal e tem como objetivo confrontar versões divergentes sobre a tentativa de venda do Banco Master ao BRB, operação que acabou vetada pelo Banco Central. Vorcaro poderá participar de forma remota, já que cumpre prisão domiciliar em São Paulo.
No fim de março, o BRB apresentou proposta para adquirir participação acionária no Banco Master. A operação, no entanto, foi barrada pela cúpula do Banco Central em setembro. Dois meses depois, em novembro, a autoridade monetária decretou a liquidação do banco, apontando, em conjunto com a Polícia Federal, indícios de R$ 12,2 bilhões em fraudes no sistema financeiro.
Segundo apuração já divulgada, havia divergência interna no Banco Central sobre a operação. Enquanto Ailton de Aquino Santos se mostrava mais favorável à transação, o então diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Dias Gomes, demonstrava resistência.
Na última quinta-feira (18), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou estar “à disposição” do STF para prestar esclarecimentos sobre o processo de liquidação do Banco Master. Segundo ele, o BC manteve toda a documentação do processo decisório e deve encaminhar o material à Corte.
Leia também:
Toffoli já havia solicitado a oitiva de investigados e dirigentes do Banco Central, mas esta é a primeira acareação entre envolvidos no caso. O ministro também determinou grau de sigilo na investigação criminal que apura as fraudes atribuídas ao Banco Master e a tentativa de venda da instituição ao BRB e à Fictor.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
2
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
3
Flamengo: ida de Allan ao Corinthians pode render milhões ao clube; veja valores
4
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
5
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM