Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Uber abre ‘lista de interesses’ para passeios de robotáxi Waymo no Texas
Publicado 05/02/2025 • 10:10 | Atualizado há 11 meses
Presidente da Coreia do Sul inicia visita de Estado à China após lançamento de mísseis norte-coreanos
‘Poderia ter sido minha filha’: O luto e o alívio dos pais após incêndio na Suíça
Trump ordena desfazer compra de ativos de chips por empresa ligada à China
Gigante eólica entra na Justiça contra governo Trump após prejuízo bilionário; entenda
No Vale do Silício da China, Hangzhou desenvolve robôs e apps avançados ao mesmo tempo
Publicado 05/02/2025 • 10:10 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Pexels
A Uber está abrindo sua “lista de interesse” para passageiros em Austin, Texas, que desejam experimentar o serviço de robotáxi da Waymo em breve. Os passageiros poderão viajar por 37 milhas quadradas da cidade quando o serviço da Uber e Waymo for lançado.
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, deverá discutir o impacto dos veículos autônomos nos negócios principais de transporte da empresa durante uma teleconferência de resultados nesta quarta-feira (5).
A Uber informou em um comunicado que os usuários poderão “viajar por 37 milhas quadradas de Austin — de Hyde Park, ao Centro, até Montopolis” quando o serviço Uber-Waymo for lançado.
A chamada “lista de interesse” permite que os usuários recebam atualizações da Uber e aumentem suas chances de serem combinados com um veículo autônomo Waymo quando o serviço começar.
Os veículos que farão parte do serviço em Austin são modelos elétricos Jaguar iPace equipados com sistemas autônomos da Waymo e com a marcação tanto da Waymo quanto da Uber. Os passeios da Waymo em Austin estarão disponíveis apenas pelo aplicativo da Uber, ao contrário de São Francisco e Los Angeles, onde os passageiros os solicitam pelo aplicativo Waymo One.
Diante da pressão dos investidores para acelerar sua estratégia de veículos autônomos, depois que a Tesla prometeu iniciar a produção de robotáxis em breve, a Uber anunciou no ano passado que começou a testar um aplicativo de transporte com alguns de seus funcionários.
Embora a Tesla não fabrique veículos que sejam seguros para serem usados sem um motorista humano ao volante, pronto para manobrar ou frear a qualquer momento, o fabricante de automóveis de Elon Musk anunciou em janeiro que “começará a lançar” um serviço de transporte sem motorista “ainda este ano”.
De acordo com o Departamento de Transportes do Texas, testar e operar um serviço comercial de robotáxi no estado não requer os mesmos tipos de licenças e permissões especiais exigidos por outros estados.
“A lei do Texas permite o teste e operação de veículos autônomos nas rodovias do estado, desde que atendam aos mesmos requisitos de segurança e seguro de qualquer outro veículo na estrada”, disse um porta-voz do departamento à CNBC por e-mail.
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, deverá discutir o impacto dos sistemas de direção autônoma, ou carros autônomos nos negócios e na estratégia geral da empresa em uma teleconferência de resultados do quarto trimestre, nesta quarta-feira.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Café: safras de Brasil e Vietnã aliviam oferta, mas não devem derrubar preços
2
Zona leste de SP vai ganhar novas estações: quando a expansão da Linha 2-Verde fica pronta?
3
Carne bovina: Brasil vai propor à China assumir cota de países que não cumprirem volumes
4
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
5
Usado por Maduro durante a captura, conjunto de R$ 1,7 mil da Nike viraliza e vendas disparam