CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Notícias do Brasil

Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição

Publicado 22/12/2025 • 15:23 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Em novembro deste ano, o BC anunciou a liquidação extrajudicial do Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro.
  • Enquanto o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) se organiza para cumprir com as obrigações finais do banco liquidado, o TCU questiona se a situação deveria ter chegado tão longe.
  • O TCU determinou o prazo de até 3 dias para que o Banco Central esclareça cinco pontos sobre a liquidação do Banco Master.
Fachada do Banco Master

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Na última quinta-feira (18), um novo documento mostrou contestações do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto às decisões do Banco Central (BC), em relação ao Banco Master

Em novembro deste ano, o BC anunciou a liquidação extrajudicial do Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro. Enquanto o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) se organiza para cumprir com as obrigações finais do banco liquidado, o TCU questiona se a situação deveria ter chegado tão longe. 

No documento recém-divulgado, o ministro indicava que o Banco Central pode ter atuado de forma irregular. Nesse sentido, cogita-se a hipótese do órgão regulador ter sido omisso em avaliar alternativas menos extremas antes de chegar à liquidação total. 

Ou seja, por um lado, o ministro Jhonatan de Jesus acredita que o BC pode ter demorado em perceber a crise do Banco Master. De outro, a liquidação extrajudicial pode ter sido uma medida precipitada. 

Pontos que o Banco Central deverá esclarecer

Conforme noticiado anteriormente, o TCU determinou que o Banco Central esclareça os seguintes pontos em relação ao Banco Master: 

  1. Fundamentação e motivação da decretação da liquidação extrajudicial;
  2. Avaliação de alternativas de resolução menos gravosas e a forma como foram consideradas;
  3. Histórico e linha do tempo das tratativas institucionais relacionadas a alternativas de mercado;
  4. Existência de manifestações divergentes ou ressalvas relevantes entre áreas técnicas internas e como essas posições foram tratadas;
  5. Forma adequada de disponibilização ao TCU de documentos essenciais eventualmente protegidos por sigilo legal.

O Banco Master ainda pode ter um futuro?

Com a decisão do ministro do TCU, é possível que medidas cautelares sejam aplicadas ao Banco Central, caso as respostas para as questões anteriores não sejam satisfatórias. 

Nesse caso, o BC teria que se abster de autorizar ou praticar qualquer ato que resulte em alienação, oneração, transferência ou desmobilização de bens de capital considerados essenciais para a preservação do valor da massa liquidanda, bem como de outros ativos relevantes do banco.

Nesse sentido, a liquidação extrajudicial do Banco Master completou um mês na quinta-feira (18). Agora, o Tribunal de Contas da União aguarda as respostas do Banco Central para avaliar se a atuação do órgão regulador seguiu os procedimentos adequados. A análise poderá resultar em novas determinações, medidas cautelares ou outros desdobramentos sobre o futuro do processo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;