Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
O adeus a Brian Wilson em plena Califórnia sitiada
Publicado 11/06/2025 • 19:46 | Atualizado há 1 mês
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 11/06/2025 • 19:46 | Atualizado há 1 mês
CASEY CURRY/Invision/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Para quem quer ter uma ideia da importância de Brian Wilson para a música do século 20, basta lembrar que Paul McCartney admitiu a influência de Pet Sounds, obra-prima dos Beach Boys, na criação de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, apontado muitas vezes como o melhor disco dos Beatles.
Brian Wilson, fundador e líder dos Beach Boys, morreu aos 82 anos. A família não informou a causa da morte, mas o músico havia sido diagnosticado com demência e sua saúde havia piorado muito desde a morte da mulher, Melinda Wilson, em 2024.
Os Beach Boys eram uma banda familiar, formada pelos irmãos Carl, Dennis e Brian Wilson, além do primo Mike Love e do amigo de infância Al Jardine. Além de atuar como pianista, baixista, vocalista e produtor, Brian Wilson teve um papel que foi muito além da música. Ele foi um ícone cultural que influenciou o modo de vida nos EUA e até mesmo a forma como a América passou a ser vista no resto do mundo.
Como líder e principal compositor da banda, Wilson foi o inventor de uma Califórnia lúdica e paradisíaca, uma Shangri-la idealizada pela juventude dos anos 1960. Os Beach Boys foram a trilha sonora de uma geração que sonhava com uma realidade hedonista e alegre, alimentada por surfe, carrões e rock and roll.
Em termos de popularidade, os Beach Boys conquistaram as paradas de sucessos com hits como I Get Around, California Girls e Surfin USA. Influenciados pelos Beatles e por outros nomes da "British Invasion”, como Rolling Stones, The Who e Kinks, Wilson e sua banda surpreenderam o mundo - e seus concorrentes britânicos - com um álbum que mudou tudo: Pet Sounds.
Com arranjos de vocais complexos e uma sonoridade revolucionária, fruto do talento e conhecimento técnico de Wilson no estúdio, o disco foi recebido com frieza pelo público, que queria ouvir apenas os rocks bubble-gum que a banda havia lançado até então. Nem os companheiros de banda concordaram com a visão de Wilson, mas ela prevaleceu. Ainda bem.
Leia mais
Adrian Younge, o embaixador mundial da música brasileira no século 21
A última turnê de Gilberto Gil, o rei do tempo
Pet Sounds, que por sua vez foi influenciado por Rubber Soul, dos Beatles, foi o embrião do rock psicodélico, além de trazer letras que remetiam principalmente a experiências pessoais vividas por Wilson. Longe da vida boa na praia, como anteriormente cantavam, os Beach Boys passaram a tratar de temas profundos e espirituais. De uma hora para a outra, os garotos da praia cresceram.
Até hoje, publicações especializadas como MOJO, NME e Uncut consideram Pet Sounds o melhor álbum de rock de todos os tempos. No ranking da Rolling Stone ele ocupa o segundo lugar, logo atrás de Sgt. Pepper’s, dos Beatles.
Os Beach Boys continuaram a lançar discos ao longo dos anos 1970 e até 1980, mas a banda passou cada vez mais a ser vista como um projeto solo de Brian Wilson. Em 2003, ele retomou sozinho o projeto Smile, lançando um disco de versões inéditas baseado em suas composições de 1967, quando o projeto original foi cancelado. Apesar do sucesso do disco, a volta de Wilson à mídia levantou a ideia de que o músico recluso era um gênio cada vez mais instável emocionalmente.
Dizer que a morte de Brian Wilson é o fim de uma era não é apenas um clichê. Na verdade, essa enorme perda cultural diz muito sobre o momento atual nos EUA. É muito simbólico constatar que sua morte ocorre exatamente ao mesmo tempo em que a Califórnia é palco das medidas autoritárias de Donald Trump contra a população local. O mundo paradisíaco e idealista que Brian Wilson inventou parece cada vez mais distante, como uma foto tirada nos anos 1960 que perde a cor com o passar dos anos.
_
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino