Mega Millions é a loteria dos EUA.

CNBC Mega Millions chega a prêmio de R$ 7 bilhões; sorteio ocorre nesta 6ª-feira nos EUA

Empresas & Negócios

‘Brasil cumpre os padrões mais rigorosos; decisão do Carrefour é incoerente’, diz Pedro Lupion

Publicado 25/11/2024 • 22:24

Redação Brasil Times Brasil | CNBC

KEY POINTS

  • O deputado federal destacou que a medida é reflexo de uma "frustração enorme" por parte do governo francês e setores ligados à agricultura local.
  • Segundo Lupion, a reação dos frigoríficos brasileiros ao boicote foi um passo importante, envolvendo gigantes como JBS e Masterboi.
  • Ele mencionou ainda que a ex-ministra e atual senadora Tereza Cristina convocou o embaixador francês e o CEO do Carrefour Brasil para esclarecimentos no Senado.

O deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, classificou como “unilateral e agressiva” a decisão do Carrefour da França de suspender a compra de carne bovina proveniente do Mercosul para suas lojas no país europeu.

Ao Jornal Times Brasil, Lupion afirmou que a medida é reflexo de uma “frustração enorme” por parte do governo francês e setores ligados à agricultura local, que enfrentam dificuldades diante de acordos comerciais entre União Europeia e Mercosul.

Segundo Lupion, a reação dos frigoríficos brasileiros ao boicote foi um passo importante, envolvendo gigantes como JBS e Masterboi. Ele afirmou que a carne brasileira exportada para a França representa apenas uma fração pequena do total, mas que a atitude do Carrefour pode criar precedentes prejudiciais. “Não é porque a carne é boa para o Brasil que ela deve ser proibida na Europa. Esse é o mesmo produto que passa por rigorosos controles sanitários e padrões internacionais”, afirmou o deputado.

Lupion também destacou o apoio do Instituto Pensar Agro e de mais de 40 entidades do setor, que publicaram uma carta de repúdio à postura do Carrefour. Ele mencionou ainda que a ex-ministra e atual senadora Tereza Cristina convocou o embaixador francês e o CEO do Carrefour Brasil para esclarecimentos no Senado. “O Brasil precisa reforçar sua posição de liderança em sustentabilidade e qualidade agropecuária, mostrando ao mundo que nossa produção é ambientalmente responsável e socialmente necessária para alimentar bilhões de pessoas globalmente”, concluiu.

MAIS EM Empresas & Negócios