CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Empresas & Negócios

Como a Disney usa o esporte para conquistar uma nova geração de fãs; veja a estratégia

Publicado 22/02/2026 • 09:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Há 40 anos, o jogador de futebol americano, Phil Simms, disse uma frase determinante para a Disney. Com a fala “Eu vou para o Disney World”, o quarterback do New York Giants estabeleceu a relação da marca com o universo esportivo. 
  • Desde então, a companhia mantém uma série de estratégias associadas aos esportes, incluindo parcerias com times, ligas e eventos, além de realizar ativações, campanhas digitais e lançar produtos licenciados.
Equipe do Savannah Bananas

Foto: divulgação/Disney Parks Blog.

Como a Disney usa o esporte para conquistar uma nova geração de fãs; veja a estratégia

Há 40 anos, o jogador de futebol americano Phil Simms disse uma frase determinante para a Disney. Com a fala “Eu vou para o Disney World”, o quarterback do New York Giants estabeleceu a relação da marca com o universo esportivo.

Na época, ele recebeu US$ 50 mil para dizer essa frase após o time vencer o Super Bowl, segundo a ESPN. Desde então, a companhia mantém uma série de estratégias associadas aos esportes, incluindo parcerias com times, ligas e eventos, além de realizar ativações, campanhas digitais e lançar produtos licenciados

Essa abordagem oferece vantagem dupla. De um lado, potenciais novos fãs têm os produtos Disney como “ponte” para se conectar com algum time, esporte ou evento. Do outro lado, ligas e eventos contam com a relevância de uma marca consolidada como a Disney para se promoverem, afirma a Forbes.

Leia também: Aposta certeira? OpenAI vê colaboração com a Disney como motor para crescer no mercado de IA

Do campo ao feed

A fala de Simms foi dita em 1987. Ou seja, de lá até aqui, a dinâmica com o público mudou devido à chegada das redes sociais. Sendo assim, a Disney conta com estratégias on-line e off-line para dialogar com a audiência. 

No universo digital, como no Instagram, a companhia conta com 3,4 milhões de seguidores. Enquanto isso, 11,8 milhões de contas acompanham a marca no TikTok. 

Já na vida real, a Disney colabora com a Savannah Bananas nos seus parques. Trata-se de um time de beisebol de Savannah, do estado da Geórgia (EUA). Em geral, são conhecidos por jogarem uma variação do beisebol, o “Banana Ball”, que foca no esporte como espetáculo – com partidas rápidas, coreografias e interação com o público. 

Leia também: Quem são as 4 brasileiras nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026? Veja lista

Em 28 de maio de 2025, a Disneyland realizou o primeiro “Savannah Bananas Day”, conforme o blog da empresa. Na data, o time participou de desfile pela “Main Street, U.S.A.” fez apresentações de dança dentro do parque. Nesse caso, enquanto o público se entretia ao vivo, uma gravação do evento, publicada no Instagram, alcançou mais de 3,5 milhões de visualizações. 

Houve ainda outra ação de sucesso na Internet: com Mickey, Minnie e Pateta ao lado do Savannah Bananas no parque em Anaheim, o vídeo bateu 4,7 milhões de visualizações, também no Instagram. 

Em 2026, a marca deve dar continuidade a essa abordagem com um novo time da liga Banana Ball: o Loco Beach Coconuts. A equipe irá disputar contra o Party Animals no ESPN Wide World of Sports Complex, dentro do parque da Disney, em um espaço capaz de comportar 9,5 mil pessoas. 

Leia também: Qual é o maior estádio do mundo hoje? Veja top 5

Disney procura mais esportes

Além das ligas de beisebol de entretenimento, a Disney tem investido também em associações com a Fórmula 1. Nesse sentido, segundo uma pesquisa da F1, feita em parceria com a Motosport Network, 76% dos fãs acreditam que os patrocinadores agregam valor ao esporte. 

Leia também: Efeito Super Bowl? Bad Bunny tem alta de 426% nas reproduções no Brasil

Na verdade, 1 a cada 3 entrevistados pensa que há mais probabilidade de comprar produtos de parceiros da F1. Além disso, essa proporção sobe para 40% entre pessoas da Geração Z. 

Considerando informações como essas, a Disney lançou a campanha “Fuel The Magic”, no final de 2025, durante o Grand Prix Las Vegas, com o intuito de realizar ativações em corridas entre 2026 e 2027. Ademais, há ainda uma coleção Disney x Fórmula 1 à venda em canais digitais e físicos em Las Vegas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;
NASA: quem são os astronautas da Artemis 2 e por que a missão é histórica? Quais índices de ações superaram o Ibovespa B3? Veja os que mais renderam Quem é a Luckin Coffee, a nova concorrente que ameaça a liderança do Starbucks Nova aposta da B3 além da bolsa: Trillia nasce como novo negócio de inteligência de dados Correios: veja em quais estados a estatal colocou imóveis à venda De volta ao Brasil, Paquetá atinge marca histórica com a camisa do Flamengo Brinquedo com defeito atinge 15 mil vendas diárias e vira fenômeno nas lojas Quanto custa o maior estádio do mundo? Valor ultrapassa o PIB da Coreia do Norte