Muitos clientes de coaching não sabiam que os consultores financeiros cobram uma porcentagem do seu dinheiro, geralmente 1% do seu portfólio anualmente.

CNBC Milionário ensina 4 erros financeiros que podem fazer você se sentir “quebrado”

Empresas & Negócios

‘Compras erradas podem consumir o lucro do supermercado’, diz CEO da VR Software

Publicado 05/03/2025 • 20:22 | Atualizado há 3 semanas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Para Luciano Guerrero, soluções tecnológicas podem ser aliadas poderosas para enfrentar os desafios.
  • "Você precisa ter uma boa gestão do seu negócio para ter resultados melhores", disse o CEO.
  • Ele ressaltou que o sistema da VR Software atende a supermercados de ponta a ponta, ajudando a gerenciar as compras, a venda e as despesas, tudo com o objetivo de otimizar o fluxo de caixa e melhorar a rentabilidade.

Luciano Guerrero, CEO da VR Software, afirma que a tecnologia desempenha um papel essencial na gestão eficiente do negócio, desde a operação de vendas até o controle de estoques e margens de lucro. Para ele, soluções tecnológicas podem ser aliadas poderosas para enfrentar os desafios: “Você precisa ter uma boa gestão do seu negócio para ter resultados melhores”, disse.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, ele afirmou que o sistema da VR Software atende a supermercados de ponta a ponta, ajudando a gerenciar as compras, a venda e as despesas, tudo com o objetivo de otimizar o fluxo de caixa e melhorar a rentabilidade.

Guerrero afirmou que, em um supermercado, há diferentes segmentos a serem administrados, como o setor de bebidas, a padaria, o açougue e o hortifrúti. “Imagina você fazer a gestão de vários negócios dentro de um supermercado, isso é extremamente complexo”, afirmou.

Gastos estratégicos

Um dos exemplos práticos que ele deu foi o da importância da compra correta de produtos: comprar em excesso pode resultar em margens reduzidas e perdas significativas devido a produtos encalhados.

Por outro lado, comprar em quantidade insuficiente pode gerar rupturas de estoque, o que afeta diretamente as vendas. “Se você compra errado, a margem de supermercado é muito pequena, se você compra mais, você consome o seu lucro. Parte do seu lucro ficou em estoque, e muitas vezes você pode sofrer perdas desse estoque. Então, é prejuízo na certa”, afirmou Guerrero.

Cuidado com promoções

Além disso, ele destacou a importância das promoções dentro dos supermercados. Conforme Guerrero, muitos empresários ainda realizam promoções sem uma análise estratégica, o que pode acabar prejudicando a margem de lucro sem gerar os resultados esperados.

“Quando você faz uma promoção sem uma estratégia, você consome parte da sua margem e aquilo talvez nem gere resultado financeiro”, disse.

Fidelização como tendência

Em relação ao futuro da tecnologia no setor, Guerrero adiantou que as tendências para 2025 estão focadas no conhecimento profundo do consumidor. A personalização das ofertas, baseada nos dados do cliente, será cada vez mais importante. “Você precisa entender o seu público, os hábitos de consumo, o horário que ele vai à loja, o sexo, a idade e as formas de pagamento”, afirmou Guerrero.

Segundo ele, quanto mais os supermercadistas conhecem seus clientes, mais eficazes serão suas ações promocionais.

“Fidelizar o cliente vai passar por entender o que ele realmente quer e oferecer produtos de maneira assertiva. Isso faz com que o faturamento cresça cada vez mais”, disse o CEO.

Guerrero também mencionou a importância de oferecer uma experiência de compra agradável. “As lojas cada vez mais vão ser mais confortáveis, vão entregar mais experiência ao consumidor”, disse, apontando que a experiência do cliente é uma das palavras do momento no mundo dos negócios.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios