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Conheça o Keeta, aplicativo chinês de delivery que chega ao Brasil com investimento de R$ 5,6 bilhões
Publicado 13/05/2025 • 08:58 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 13/05/2025 • 08:58 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Esta foto, tirada em 19 de outubro de 2021, mostra entregadores de comida da plataforma de compras online Meituan antes de começarem a trabalhar em uma rua de Pequim.
JADE GAO/AFP
A chinesa Meituan, uma das maiores empresas de delivery do mundo, vai iniciar operações no Brasil com o aplicativo Keeta nos próximos meses. O anúncio foi feito na segunda-feira (12), como parte de um pacote de investimentos chineses no país que somam R$ 27 bilhões, resultado de acordos firmados durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim.
Avaliada em cerca de R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong, a Meituan promete investir R$ 5,6 bilhões no mercado brasileiro nos próximos cinco anos, disputando espaço com o iFood, que atualmente domina mais de 80% do setor de entregas de refeições no país.
Criada em 2010, a Meituan registrou receita anual de 337,6 bilhões de yuan (cerca de US$ 47 bilhões) no ano passado. A empresa lidera o setor de delivery na China e tem expandido sua atuação internacional desde 2022, com a Keeta já operando em Hong Kong e, mais recentemente, na Arábia Saudita (2024).
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A Meituan chega ao acirrado cenário do delivery brasileiro, que viu recentemente a Didi, dona da 99, anunciar a volta do 99Food com um investimento de R$ 1 bilhão. Enquanto isso, o Rappi comunicou a suspensão de taxas para restaurantes pelos próximos três anos.
Para Leandro Guissoni, coordenador da FGV e PhD em marketing, a entrada de novos players no delivery, embora promova uma tensão competitiva interessante, não garante uma diversificação duradoura.
“O mercado de delivery tende à concentração. O iFood virou dominante porque o consumidor não quer ficar entrando em vários aplicativos diferentes para acessar restaurantes distintos”, analisou. “Se a 99 Food ou a Meituan não entregarem máxima conveniência e escala, terão pouca chance de competir.”
Guissoni ainda destaca que os aplicativos de delivery transformaram a dinâmica do setor, eliminando etapas consideradas “erosão de valor” para o consumidor, como a dificuldade em realizar pedidos por telefone, acompanhar a entrega ou efetuar o pagamento.
“Isso abriu espaço para plataformas que entregam conveniência extrema, como a Meituan”, explica.
Apesar do desafio de competir com o iFood, a chegada da Meituan pode impulsionar a digitalização do setor. “A Meituan é referência global no uso de dados, analytics e integração de múltiplos ecossistemas”, disse. “Se ela trouxer ao Brasil a lógica de Super App, vai provocar uma reorganização de plataformas que hoje operam de forma isolada.”
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