CNBC

CNBCTrump sanciona projeto de lei e encerra shutdown mais longo da história

Empresas & Negócios

Ford aposta no Brasil como hub global de engenharia e amplia equipe em Camaçari, diz CEO

Publicado 13/11/2025 • 16:31 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Centro Técnico de Camaçari reúne 1.500 engenheiros e deve ganhar nova instalação com capacidade para mais 800 profissionais
  • Engenharia brasileira é responsável por 30% a 35% das tecnologias embarcadas em veículos Ford no mundo, segundo Galdeano
  • Empresa aposta em projetos globais como a Ranger híbrida plug-in com tecnologia flex desenvolvida no país; produção local segue considerada como alternativa futura

A Ford está consolidando o Brasil como uma peça estratégica na operação global de desenvolvimento. O Centro Técnico de Camaçari, na Bahia, reúne cerca de 1.500 engenheiros e especialistas responsáveis por projetar tecnologias que serão aplicadas em veículos vendidos no mundo todo.

“Nós temos mais ou menos 1.500 engenheiros na Bahia, em Camaçari. Esse time é responsável por desenvolver mais ou menos 30% a 35% da tecnologia que está nos carros Ford no mundo”, afirmou Martin Galdeano, presidente da Ford América do Sul, em entrevista a Times Brasil.

O movimento representa uma transformação profunda no papel da empresa no país. Após reduzir sua escala produtiva e abandonar operações industriais locais tradicionais, a Ford reposicionou o Brasil como polo de engenharia, voltado para projetos globais, especialmente em picapes, SUVs e veículos comerciais.

Leia mais:
Ford e Hyundai registram forte queda nas vendas de veículos elétricos após fim dos créditos federais
Acordo de 15% com Japão prejudica indústria automotiva dos EUA, afirmam GM, Ford e Stellantis

Segundo Galdeano, esse redirecionamento exigiu foco e reorganização interna. “Nós vendíamos mais ou menos 350 mil carros na região. Nós perdíamos mais ou menos um bilhão de dólares por ano. Não conseguíamos investir.”

“Hoje nós temos uma escala que é mais ou menos um terço dessa escala que nós tínhamos. Nos focamos muito forte nos segmentos que nós temos a escala global, a eficiência, para ser bom e ganhar nesses segmentos”, afirmou.

Esse foco inclui tecnologia e desenvolvimento como eixo central da operação.

“Esse time consegue fazer com que um projeto esteja no papel até entregar o carro que sai pela ponta da linha. É uma soma de capacidades da engenharia da região”, completou.

Leia mais:
Metrô rebate críticas da Prologis sobre desapropriação área
Ford anuncia os vencedores de desafio com projetos socioambientais inovadores

A estrutura em Camaçari está em expansão. Nos últimos anos, o time de engenharia praticamente dobrou. “Três ou quatro anos atrás nós tínhamos um time que era 700, 800 engenheiros. Hoje nós temos 1.500.”

Uma nova instalação com capacidade para 800 engenheiros será inaugurada em abril.

Tecnologias desenvolvidas no Brasil já equipam projetos globais

A Ford anunciou recentemente que a Ranger híbrida plug-in contará com tecnologia flex desenvolvida no Brasil.

“Toda essa tecnologia etanol que nós estamos colocando nessa Ranger híbrida plug-in é desenvolvida aqui pela engenharia que eu te falava.”

Sobre uma possível volta à produção local, Gaudiano afirmou que o Brasil é um local competitivo, e que sempre é tido como uma alternativa para a montadora.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;