Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
GM revela nova versão de alta performance do Cadillac Lyriq
Publicado 23/01/2025 • 14:39 | Atualizado há 7 meses
Keurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi
Trump questiona se EUA podem ‘fazer negócios’ na Coreia do Sul antes da visita do presidente
Nvidia lança chip Jetson AGX Thor para impulsionar robótica com alta performance e IA
Intel alerta sobre riscos e incertezas após venda de 10% das ações ao governo Trump
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 23/01/2025 • 14:39 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Divulgação
A General Motors (GM) revelou, nesta quinta-feira (23), uma nova versão de alta performance do Cadillac Lyriq totalmente elétrico, com preço de US$ 80 mil (aproximadamente R$ 425 mil).
O Lyriq-V, parte da linha de veículos de performance da série V da Cadillac, é esperado para ajudar a marca a atingir a meta de se tornar o nome mais vendido de EVs de luxo nos Estados Unidos este ano, excluindo a Tesla.
A Cadillac espera alcançar essa meta com uma linha crescente de veículos elétricos, como o Lyriq-V de alta performance, o SUV Escalade IQ e o futuro crossover de entrada Optiq.
A Cadillac espera alcançar essa meta com uma linha crescente de veículos elétricos, como o Lyriq-V de alta performance, o SUV Escalade IQ e o futuro crossover de entrada Optiq.
“Vamos posicionar a Cadillac para ser o nome mais vendido de EVs de luxo nos EUA em 2025. Deixe-me repetir: marca de EVs de luxo mais vendida em 2025,” disse John Roth, vice-presidente da Cadillac, durante uma conferência de imprensa. “O céu é o limite para o que seremos capazes de fazer no espaço dos EVs de luxo.”
No entanto, o espaço “luxo” pode não ser tão claro quanto parece. Cadillac, após os comentários de Roth, disse que não está incluindo a Tesla como uma fabricante de “luxo”, apesar de vários produtos estarem na mesma faixa de preço que algumas ofertas da Cadillac.
Uma porta-voz da marca afirmou que a Cadillac está considerando nomes como Audi, Mercedes-Benz e outros como seus principais concorrentes.
“Há alguns modelos dentro da linha da Tesla que provavelmente se qualificam como luxo, mas eles continuam a fazer alguns elementos interessantes com a marca,” disse Roth.
Excluindo a Tesla, que lidera o mercado de EVs nos EUA por uma ampla margem, a Cox Automotive relata que os quase 30 mil EVs vendidos pela Cadillac no ano passado ficaram atrás apenas das cerca de 51.000 unidades da BMW.
Audi e Mercedes-Benz também estavam próximas da Cadillac. Isso se compara com as vendas estimadas de EVs pela Tesla nos EUA, que foram mais de 633 mil no ano passado, segundo a Cox.
Historicamente, a indústria automotiva era composta por marcas “comuns”, como Chevrolet, e de luxo, como Cadillac. Mas muitas marcas, incluindo Cadillac e Tesla, agora oferecem veículos em uma ampla faixa de preços.
Os preços da Tesla variam de aproximadamente US$ 42.500 (cerca de R$ 226.500) para o sedan Model 3 a cerca de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 533 mil) para veículos como o Cybertruck e o Model S Plaid. Isso se compara com os EVs da Cadillac que, uma vez disponíveis, devem variar entre US$ 54 mil (cerca de R$ 287 mil) para o Optiq a mais de US$ 150 mil (aproximadamente R$ 799.500) para o Escalade IQ.
A Cadillac também oferece um carro sob medida de mais de US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1.598.500) chamado Celestiq.
Para contextualizar, a Kelley Blue Book relata que o preço médio de transação para um novo veículo elétrico no final do ano passado foi de US$ 55.544 (cerca de R$ 296.000). Isso não inclui incentivos ao consumidor para EVs, como o crédito fiscal federal de até US$ 7.500 (aproximadamente R$ 39.975).
Espera-se que a Cadillac tenha cinco EVs à venda até o final deste ano, acima dos três atualmente. Isso empataria com a Tesla no número de EVs da marca, mas a Tesla ainda era estimada em quase 50% da participação de mercado de EVs no ano passado nos EUA.
Sobre o Lyriq-V, a Cadillac disse que o veículo terá estimados 615 cavalos de potência, 650 libras-pés de torque e uma autonomia de 285 milhas (aproximadamente 459 km) quando totalmente carregado. Espera-se que alcance de 0 a 60 mph (0 a 97 km/h) em apenas 3,3 segundos.
O Lyriq é o primeiro EV de produção da Cadillac a ser incluído em sua linha de veículos de performance da série V. O Lyriq-V é em grande parte semelhante ao modelo regular, mas inclui emblemas únicos e peças de performance aprimoradas, além de outros acessórios para melhorar a dinâmica de condução.
A GM informou que o Lyriq-V, com preço inicial de US$ 79.995 (aproximadamente R$ 425 mil), será vendido nos EUA, Canadá e outros países, com a produção começando no início de 2025 na planta de fabricação de Spring Hill da GM, no Tennessee.
Mais lidas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Mercado imobiliário em alerta: entenda os motivos de queda na intenção de compra de imóveis
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Ações da Orsted caem 17% para mínima histórica após governo dos EUA suspender construção de projeto eólico
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade