L’Oréal lança iniciativa pioneira para combater racismo no mercado de luxo
Publicado sáb, 14 dez 2024 • 10:07 AM GMT-0300 | Atualizado há 64 dias
67% dos americanos endividados com cartão cometem esse ‘grande erro’, diz especialista
Comcast e NBCUniversal são investigadas nos EUA por iniciativas de diversidade
Como o DeepSeek da China pode impulsionar o já crescente mercado de data centers
Fabricante da bolsa Birkin, Hermès supera expectativas com salto nas vendas do quarto trimestre
Documentos mostram que BYD detém direitos de mineração no Vale do Lítio, em Minas Gerais
Publicado sáb, 14 dez 2024 • 10:07 AM GMT-0300 | Atualizado há 64 dias
KEY POINTS
A L’Oréal, em parceria com o estúdio Nina, lançou o programa “Afroluxo” para enfrentar o racismo no mercado de luxo. A iniciativa inclui ações para melhorar o atendimento a consumidores negros e promover a inclusão no setor, após uma pesquisa revelar experiências negativas frequentes desse público.
De acordo com o levantamento, realizado pela L’Oréal com apoio do Instituto Locomotiva, 91% dos consumidores negros das classes A e B relataram já ter enfrentado situações de racismo em estabelecimentos de luxo. Além disso, 59% apontaram o atendimento como o principal problema em suas experiências de consumo.
A L’Oréal adotou uma série de medidas para transformar essa realidade:
Dani Rudz, especialista no mercado de luxo, comentou sobre o impacto do racismo nesse segmento. Segundo ela, muitos consumidores negros evitam frequentar lojas de luxo para não enfrentar olhares desconfiados ou abordagens discriminatórias.
“O racismo estrutural impede avanços e desestimula o consumo. É importante criar uma estrutura que acolha e faça esses clientes se sentirem pertencentes”, destacou Dani.
Além do impacto social, o programa Afroluxo também aborda o potencial econômico. Dados apontam que 32% da população das classes A e B no Brasil é formada por negros e pardos, representando um mercado expressivo que muitas vezes é negligenciado.
“Esse movimento da L’Oréal é um marco importante, tanto pela responsabilidade social quanto pelo reconhecimento do valor desse público no mercado de luxo. Esperamos que outras marcas sigam o exemplo”, concluiu Dani Rudz.
Mais lidas
Neymar Pai lidera reforma do Santos com R$ 40 milhões
Ações da Dell disparam após acordo bilionário com a xAI de Elon Musk
Avião de pequeno porte cai em SP; imagens revelam o impacto do acidente
Anatel investiga falsos alertas de terremoto enviados pelo Google
Tragédia no Peru deixa 2 mortos e 41 feridos; danos afetam comércio e logística