CNBC
Imagem de arquivo. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, testemunha durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado dos EUA "Big Tech e a Crise de Exploração Sexual Infantil Online" em Washington, DC, em 31 de janeiro de 2024.

CNBC Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta

Empresas & Negócios

Microsoft propõe separação do Teams dos pacotes Office para evitar sanções da UE

Publicado 16/05/2025 • 12:33 | Atualizado há 1 mês

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Microsoft propôs separar os pacotes de software Office 365 e Microsoft 365 do aplicativo de comunicação corporativa Teams, em resposta às preocupações concorrenciais levantadas por reguladores europeus.
  • A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, informou na sexta-feira que a Microsoft assumiu compromissos para enfrentar preocupações relacionadas à integração do Teams com suas amplamente utilizadas ferramentas de produtividade, como Word e Outlook.
  • A iniciativa representa uma tentativa da gigante de tecnologia, sediada em Redmond, Washington, de evitar uma possível multa antitruste significativa por parte da União Europeia.

Nesta sexta-feira (16), a Microsoft anunciou novos compromissos para desmembrar os pacotes Office 365 e Microsoft 365 do aplicativo de comunicação corporativa Teams. A medida busca atender às preocupações concorrenciais da Comissão Europeia e evitar uma possível multa por práticas anticompetitivas.

Em comunicado, o braço executivo da União Europeia afirmou que a Microsoft apresentou uma série de propostas para responder às críticas sobre a vinculação do Teams às suas populares ferramentas de produtividade, como Word e Outlook.

Entre os compromissos, a Microsoft se propõe a disponibilizar versões do Office 365 e Microsoft 365 sem o Teams, a preços reduzidos, além de permitir que clientes migrem para essas versões mesmo sob contratos existentes.

A empresa também promete oferecer maior interoperabilidade entre o Teams e ferramentas concorrentes, além de permitir a transferência de dados do Teams para outros serviços similares — prática que facilita a comunicação entre diferentes plataformas.

“Os compromissos propostos são resultados de discussões construtivas e de boa-fé com a Comissão Europeia ao longo de vários meses”, afirmou Nanna-Louise Linde, vice-presidente de Assuntos Governamentais da Microsoft para a Europa. “Acreditamos que representam uma resolução clara e abrangente para as preocupações levantadas por nossos concorrentes e oferecerão mais opções aos clientes europeus.”

Leia também: Microsoft anuncia demissão de 3% dos funcionários em todos os níveis

A Comissão Europeia passou a investigar o vínculo entre o Teams e o pacote Office após uma denúncia apresentada em 2020 pela Slack, rival do Teams no mercado corporativo. Em 2021, a Slack foi adquirida pela Salesforce por US$ 27,7 bilhões.

Sebastian Niles, presidente e diretor jurídico da Salesforce, afirmou que o anúncio da Comissão “reforça que as práticas anticompetitivas da Microsoft com o Teams prejudicaram a concorrência e exigem uma solução vinculante, executável e eficaz”. Segundo ele, a empresa irá analisar com atenção os compromissos apresentados.

Em 2023, a Microsoft já havia se comprometido a vender o Microsoft 365 sem o Teams, a um preço menor. Posteriormente, ampliou essa oferta para outros mercados globais.

O anúncio desta sexta-feira marca mais um esforço da gigante de tecnologia de Redmond, Washington, para encerrar a disputa com a União Europeia e evitar uma sanção antitruste pesada.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios