Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O Brasil continua sendo um dos motores de crescimento da Coca-Cola no mundo”, diz presidente
Publicado 14/05/2025 • 17:34 | Atualizado há 1 mês
Publicado 14/05/2025 • 17:34 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
A Coca-Cola anunciou, no último mês de março, um plano de investimento de R$ 7 bilhões no Brasil para 2025, o que representa um aumento de 75% em relação ao montante aplicado no ano anterior. O valor será direcionado à modernização de linhas de produção, ampliação da logística, aquisição de equipamentos e abertura de novos centros de distribuição no país.
Luciana Batista, presidente da companhia para o Brasil e o Cone Sul, afirmou que o país tem se consolidado como um dos principais mercados globais da marca. “O Brasil continua sendo um dos motores de crescimento da Coca-Cola no mundo”, declarou a executiva em entrevista ao jornal Radar, do Times Brasil, Licenciado Exclusivo CNBC.
Parte do plano plurianual de investimentos inclui a instalação de uma nova unidade fabril no interior de São Paulo. Segundo Luciana, a escolha do terreno ainda está em estudo, mas a previsão é que a planta seja multiproduto, capaz de atender diferentes categorias de bebidas.
“Estamos estudando a melhor localização, priorizando a otimização logística e a proximidade com mercados de alta demanda”, explicou a executiva. O investimento na nova unidade, porém, não faz parte do aporte anunciado para 2025.
Leia também:
Coca-Cola decepciona em receita e corta projeções para 2025, mas supera em lucro
Instituto Coca-Cola lança app para capacitar e conectar jovens ao mercado de trabalho
Luciana destacou que o portfólio da empresa no Brasil supera 100 produtos, entre refrigerantes, sucos, chás e isotônicos. O país ocupa a quarta posição entre os maiores mercados da Coca-Cola no mundo e, de acordo com a executiva, ainda há espaço para aumento no consumo per capita, especialmente em categorias como isotônicos e bebidas sem açúcar.
A estratégia envolve também a customização regional de produtos e embalagens. Ela citou o caso da marca Mate Leão, tradicional no Rio de Janeiro, e das versões regionais de Fanta Guaraná e Fanta Caju, vendidas no Nordeste. “Temos também a embalagem de vidro KS, muito popular entre os brasileiros”, completou.
Questionada sobre as críticas ambientais que a empresa enfrenta, Luciana Batista reconheceu os desafios, mas reafirmou o compromisso com a circularidade das embalagens. Ela informou que mais de 20% do consumo no Brasil já ocorre em embalagens retornáveis e que duas novas linhas de produção para esse tipo de embalagem estão previstas no país.
A executiva comentou que, apesar de globalmente a meta de embalagens reutilizáveis ter sido descontinuada, no Brasil os retornáveis fazem parte relevante do portfólio. A presidente da Coca-Cola para o Brasil e Cone Sul ainda lembrou também dos programas de apoio à cadeia de reciclagem e de profissionalização de catadores, realizados em parceria com o poder público e cooperativas.
Sobre a redução no percentual de material reciclado previsto para as embalagens — de 50% para um intervalo entre 35% e 40% até 2035 —, Luciana justificou: “É importante que as metas sejam cumpridas com total transparência para o mercado”.
A presidente citou o trabalho do Instituto Coca-Cola Brasil, que já formou mais de 600 mil jovens para o mercado de trabalho. Segundo ela, o programa passou por uma atualização para ampliar o alcance por meio de uma plataforma online. A meta é conectar os jovens formados às oportunidades nos pontos de venda parceiros.
Luciana afirmou que o Brasil continuará figurando como destaque nos relatórios de resultado da multinacional. “A gente espera seguir crescendo num ritmo agressivo, compatível com o porte da empresa”, resumiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Hugo Motta diz que Congresso não aceitará ajuste fiscal sobre os mais pobres
Ações da Kering disparam com nomeação de novo CEO vindo da Renault
Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi do Fundo de Investimento Climático, diz MME
Meta traz anúncios para o WhatsApp
Por que os consumidores chineses não estão gastando o suficiente