Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pagamentos por sorriso: Verifone deve lançar biometria facial no varejo brasileiro em até seis meses
Publicado 21/07/2025 • 23:05 | Atualizado há 4 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 21/07/2025 • 23:05 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
A Verifone, empresa global de tecnologia de pagamentos, deve lançar no Brasil, nos próximos seis meses, uma solução de biometria facial que permite validar transações com o reconhecimento do rosto do consumidor.
Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Caetano Altieri, general manager da Verifone no Brasil, explicou que a inovação substitui a senha no momento do pagamento, mantendo o meio de pagamento já escolhido — como cartão, débito ou Pix.
Leia mais:
Amazon descumpre promessa de não mexer nos preços em postura divergente da adotada pela Walmart
“O que a gente fez foi embarcar isso dentro dos nossos terminais, acoplando uma câmera com sensores que reconhecem seu rosto e, quando você sorri, indicam que está concordando com a transação”, afirmou Altieri.
Segundo ele, o recurso pode tornar a experiência de compra mais fluida, especialmente em estabelecimentos como lojas de conveniência e redes de fast food. A Verifone já iniciou a implantação da tecnologia em varejistas dos Estados Unidos.
Altieri destacou que a biometria facial será apenas uma das opções disponíveis ao consumidor. “Você pode optar por não usar a biometria e digitar sua senha normalmente. Além disso, o sistema também consegue identificar a palma da mão como alternativa de autenticação”, explicou.
Para o executivo, o avanço da biometria no varejo acompanha mudanças de comportamento. “Hoje, 80% das pessoas já estão digitalizadas e usam biometria em bancos. O varejo busca cada vez mais uma experiência segura e diferenciada.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
2
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
3
Setor supermercadista fatura R$ 1,067 trilhão em 2024, equivalente a 9,12% do PIB, diz Abras
4
Palmeiras: quanto custa assistir a um jogo de camarote?
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos