CNBC Após colapso, CEO vende empresa de US$ 310 milhões para o Walmart

Serviços & Varejo

Surto de E. coli no Mc Donald’s acabou, diz autoridade dos EUA

Publicado 03/12/2024 • 14:56 | Atualizado há 4 meses

AFP

KEY POINTS

  • O Centro de Controle e Prevenção de Doenças anunciou que o surto de E. coli, ligado às cebolas fatiadas servidas no McDonald's, chegou ao fim.
  • O anúncio vem mais de um mês após a agência iniciar sua investigação sobre a disseminação.
  • O CDC informou que 104 pessoas em 14 estados foram infectadas durante o surto.

Pexels

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou na terça-feira (2) que o surto mortal de E. coli, ligado às cebolas fatiadas servidas no Mc Donald’s, chegou ao fim, mais de um mês após a agência iniciar sua investigação sobre a disseminação.

O CDC informou que 104 pessoas em 14 estados foram infectadas durante o surto. Isso resultou em 27 hospitalizações e uma morte anteriormente relatada de um idoso no Colorado.

A agência anunciou o surto pela primeira vez em 22 de outubro. O CDC apontou as cebolas frescas fatiadas servidas nos hambúrgueres Quarter Pounder e outros itens do cardápio como a provável fonte desse surto.

Os hambúrgueres Quarter Pounder são um item central no cardápio do Mc Donald’s, gerando bilhões de dólares em receita a cada ano. A empresa retirou temporariamente esses hambúrgueres de algumas localizações após o surto, mas já os trouxe de volta ao cardápio.

Impacto nas vendas e medidas de recuperação

Embora o surto tenha oficialmente terminado, o Mc Donald’s ainda está lidando com as consequências nas vendas.

A frequência de clientes em seus restaurantes nos Estados Unidos caiu 6,6% no dia 18 de novembro em comparação com o ano anterior, segundo uma nota de pesquisa da Gordon Haskett. Isso representa uma melhora em relação ao ponto mais baixo, com uma média móvel de sete dias de queda de 11% no tráfego em 29 de outubro.

Os 10 estados que o CDC inicialmente conectou ao surto apresentaram quedas mais acentuadas no tráfego, como uma queda combinada de 9,5% em 18 de novembro, de acordo com a nota.

A empresa também está planejando investir mais de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 606 milhões) em marketing e assistência financeira direcionada para os franqueados afetados.

Estratégias para atrair consumidores

O Mc Donald’s trouxe de volta seu famoso McRib, a partir de terça-feira (2), apesar de uma “turnê de despedida” no ano passado. A rede também lançará um novo menu McValue em janeiro, na esperança de atrair consumidores em busca de ofertas econômicas.

As ações do Mc Donald’s caíram 7% desde que o CDC ligou os Quarter Pounders da rede ao surto. A empresa tem um valor de mercado de US$ 209,6 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão).

MAIS EM Serviços & Varejo