CNBC
Imagem de arquivo. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, testemunha durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado dos EUA "Big Tech e a Crise de Exploração Sexual Infantil Online" em Washington, DC, em 31 de janeiro de 2024.

CNBC Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta

Tecnologia & Inovação

Apoiado pela Microsoft, francesa Mistral desafia OpenAI e DeepSeek lança seu primeiro modelo de raciocínio de IA

Publicado 10/06/2025 • 07:01 | Atualizado há 2 semanas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A empresa francesa de IA Mistral lançará seu primeiro modelo de raciocínio na terça-feira, competindo com empresas como a OpenAI e a chinesa DeepSeek.
  • O novo modelo Magistral da Mistral é especializado em raciocínio em línguas europeias, disse o CEO Arthur Mensch à CNBC na terça-feira.
  • “Historicamente, vimos modelos americanos raciocinarem em inglês e modelos chineses raciocinarem em chinês”, disse ele na London Tech Week.
O cofundador e CEO da Mistral AI, Arthur Mensch, fala durante o Artificial Intelligence (IA) Action Summit, no Grand Palais, em Paris, em 10 de fevereiro de 2025.

O cofundador e CEO da Mistral AI, Arthur Mensch, fala durante o Artificial Intelligence (IA) Action Summit, no Grand Palais, em Paris, em 10 de fevereiro de 2025.

Ludovic Marin/AFP

A empresa francesa de inteligência artificial Mistral lançará na terça-feira seu primeiro modelo de raciocínio para competir com opções rivais como a OpenAI e a chinesa DeepSeek.

A startup, apoiada pela gigante de tecnologia dos EUA Microsoft, disse na terça-feira que planeja lançar seu próprio modelo de raciocínio Magistral, sendo “competitivo com todos os outros”, incluindo o o1 da OpenAI e o R1 da empresa chinesa de IA DeepSeek, segundo o CEO Arthur Mensch.

Modelos de raciocínio são sistemas capazes de executar tarefas mais complexas por meio de um processo de pensamento lógico passo a passo. O novo modelo da Mistral ”é ótimo em matemática [e] ótimo em codificação”, disse Mensch a Arjun Kharpal, da CNBC, durante um bate-papo informal na London Tech Week.

O chefe da Mistral disse que o ponto de venda exclusivo do futuro modelo de raciocínio Magistral da empresa é que ele será capaz de raciocinar em idiomas europeus.

“Historicamente, vimos modelos americanos raciocinarem em inglês e modelos chineses raciocinarem em chinês”, disse Mensch.

No início deste ano, a startup chinesa de IA DeepSeek lançou um modelo de raciocínio chamado R1 que chocou a comunidade de IA — e os mercados globais — prometendo desempenho competitivo com o modelo rival o1 da OpenAI a um custo menor.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação