CNBC A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil

Tecnologia & Inovação

NRF 2025: ‘Varejo precisa equilibrar automação e conexão humana com IA’, diz especialista

Publicado 29/01/2025 • 09:15 | Atualizado há 3 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A inteligência artificial (IA) foi um dos principais temas discutidos no NRF Retail's Big Show, em Nova York, evento que reuniu 2.500 brasileiros para debater o futuro do varejo.
  • Para Marcos Gouveia, fundador e diretor-geral da Gouveia Ecosystem, a IA está transformando o setor, mas é essencial equilibrar automação e conexão humana.
  • Em entrevista exclusiva ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (29), Gouveia destacou os desafios da implementação da tecnologia no Brasil, especialmente em relação aos altos custos.

A inteligência artificial (IA) foi um dos principais temas discutidos no NRF Retail’s Big Show, em Nova York — evento que reuniu 2.500 brasileiros para debater o futuro do varejo. Para Marcos Gouveia, fundador e diretor-geral da Gouveia Ecosystem, a IA está transformando o setor, mas é preciso equilibrar automação e conexão humana.

Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (29), Gouveia destacou os desafios da tecnologia no Brasil, especialmente por conta dos altos custos. “No Brasil, onde a conexão humana é fundamental, as empresas precisam adotar a tecnologia sem perder a proximidade com o cliente e os funcionários”, disse o especialista.

Ele também acredita que a acessibilidade à IA deve aumentar nos próximos anos, com inovações como a da DeepSeek, na China. “A chegada da DeepSeek e seus impactos vão acelerar o mercado e intensificar a disputa estratégica entre China e Estados Unidos nesse setor”, disse Gouveia.

MAIS EM Tecnologia & Inovação