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Tesla: investidores exigem que Musk trabalhe 40 horas por semana em meio a “crise”
Publicado 28/05/2025 • 20:47 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 28/05/2025 • 20:47 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Elon Musk.
Foto: Wikimedia Commons
Elon Musk precisa dedicar mais tempo à Tesla em meio à “crise” que a fabricante de carros elétricos vem enfrentando. Pelo o menos é o que pensa um grupo de líderes de fundos de pensão que gerenciam os investimentos na empresa, de acordo com carta enviada nesta quarta-feira (28).
“A volatilidade do preço das ações da Tesla, a queda nas vendas, bem como relatórios preocupantes sobre as práticas de direitos humanos da empresa e uma reputação global em declínio são motivos de séria preocupação”, escreveram os investidores em uma carta para Robyn Denholm, presidente do conselho da empresa.
“Além disso, muitos problemas estão ligados às ações do Sr. Musk fora de seu papel como Technoking e Diretor Executivo da Tesla, incluindo seu papel de destaque como arquiteto do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (DOGE).”
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Os investidores querem que o conselho da Tesla exija que Musk trabalhe no mínimo 40 horas por semana na montadora, como condição para qualquer novo plano de compensação que possam organizar para ele.
Eles também desejam um plano de sucessão claro para a gestão do negócio de veículos elétricos e uma política que se aplique a todos os diretores da Tesla, limitando seus compromissos externos em conselhos de empresas públicas e privadas.
No início do ano passado, o Tribunal de Chancelaria de Delaware ordenou que a Tesla anulasse o pacote de remuneração de CEO de Musk de 2018, que valia cerca de US$ 56 bilhões (R$ 318,63 bilhões), constatando que o executivo controlava a empresa, e o comitê de compensação do conselho enganou os acionistas antes de buscar seu voto para aprovar o plano.
Musk agora afirma que quer ainda mais ações, totalizando 25% de controle de voto da Tesla.
O valor da marca e a reputação da Tesla vêm diminuindo desde 2024, em grande parte devido à retórica incendiária de Musk e suas atividades políticas. Além de investir cerca de US$ 300 milhões (R$ 1,7 bilhão) em um esforço para trazer Donald Trump de volta à Casa Branca, Musk endossou formalmente o partido de extrema-direita AfD da Alemanha antes da eleição parlamentar do país este ano.
No DOGE, Musk liderou uma iniciativa do governo Trump para reduzir as agências federais.
A Tesla já foi classificada como a oitava marca mais popular dos Estados Unidos na pesquisa de percepções públicas das 100 empresas mais visíveis, feita pela Axios Harris Poll. Mas recentemente, a Tesla caiu para a 95ª posição, ficando atrás de seis outras montadoras na mesma pesquisa.
O preço das ações da Tesla caiu 12% este ano, enquanto o Nasdaq caiu apenas 1%.
Dados mais recentes revelaram que as vendas mensais da Tesla em toda a Europa despencaram quase pela metade em abril, comparadas ao mesmo período do ano passado. Essa tendência amplia as quedas acentuadas que a Tesla viu no primeiro trimestre.
Dados os contínuos reveses, os investidores que assinaram a carta de quarta-feira, que possuem cerca de 7,9 milhões de ações da empresa combinadas, culparam o conselho da Tesla, que, segundo eles, está “não disposto a agir no melhor interesse de todos os acionistas” ao exigir a “atenção em tempo integral” de Musk para a empresa.
Musk disse esta semana que planeja focar mais em seus negócios, que além da Tesla, incluem também a xAI (dona da rede social X, antigo Twitter) e a SpaceX.
Os que assinaram a carta incluem o grupo pró-trabalho SOC Investment Group, a Federação Americana de Professores, o Controlador da Cidade de Nova York Brad Lander e a Tesoureira do Estado de Oregon Elizabeth Steiner.
Os investidores pediram que a Tesla adicionasse pelo menos um novo diretor independente sem laços pessoais com outros membros do conselho. No início deste mês, a Tesla anunciou que o ex-CFO da Chipotle, Jack Hartung, se juntará ao conselho da empresa. Hartung já trabalhou com o irmão de Musk e membro do conselho da Tesla, Kimbal Musk, este último, ex-membro do conselho da rede de comida mexicana.
A Tesla não respondeu a um pedido de comentário em resposta à carta.
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